Conecte-se conosco

Noticias

Eletrodomésticos são grande parte das causas de incêndio em casa; saiba como se proteger

Publicado

on

Se tem uma coisa que o cearense usa bastante é o ventilador, especialmente com as altas temperaturas, do fim do ano. O eletrodoméstico, além de outros aparelhos como o celular, configuram grande parte das causas de incêndio em residências. O mau uso e a falta de manutenção são algumas das causas que podem aumentar o risco de ocorrências em casas. Com algumas dicas simples, veja como evitar problemas de curto-circuito.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 80% dos incêndios residenciais no Brasil são provocados por problemas na rede elétrica, em que o curto-circuito é o principal responsável, por isso é preciso ter atenção quanto ao uso de aparelhos elétricos. O tenente Guilherme Veras, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), explica que um dos principais problemas é ligar vários aparelhos na mesma extensão. “O curto pode acontecer por diversos motivos. Geralmente, as pessoas colocam muitos cabeamentos ligados na mesma tomada. Isso gera uma sobrecarga de tensão naquele ponto”, explica ele.

Segundo o Corpo de Bombeiros é possível identificar o curto por meio de sinais, como:

  • Cheiro de queimado em aparelhos;
  • Lâmpadas que queimam muito rápido;
  • Interrupção da energia em um ou mais cômodos sem motivo aparente;
  • Tomadas queimadas (com manchas pretas);
  • Disjuntores que desarmam constantemente e fusíveis queimados.

Aparelhos velhos ou em mau estado de conservação também podem ser um perigo quando se fala em curtos. O tenente ressalta um ponto pouco comentado: o acúmulo de poeira ou sujeira pode gerar uma sobrecarga no aparelho. Ventiladores, ar condicionado e geladeiras, segundo ele, são exemplos de eletrodomésticos em que isso é um fator ainda mais importante, especialmente pelo uso. A explicação é que eles aquecem demais durante a utilização dessa forma até causarem um incêndio.

“Tanto a poeira quanto a questão da manutenção adequada dos equipamentos. Quando eles estão muito velhos, não estão funcionando adequadamente. Então, a manutenção é tanto consertar quanto fazer a limpeza”, completa o tenente Guilherme. E quando se fala no ventilador, tão usado no calor, fica o alerta quando o aparelho para de funcionar. Mesmo com a hélice sem funcionar, o aparelho ainda pode estar com energia circulando, o que pode provocar choques e curto-circuito.

Em 2019, um jovem morreu no interior de São Paulo, ao tentar consertar o aparelho. Em mensagens antes de levar o choque, ele afirmava que o equipamento apresentava problemas, mas que estava ligado antes de ir dormir. Ao acordar, notou que o eletrodoméstico havia parado de funcionar e tentou mexer. A explicação segundo o tenente do Corpo de Bombeiros é que por alguma falha o motor não consegue mais fornecer força para as pás, mas continua ligado e puxando energia. “Isso pode gerar um aquecimento que vai gerar uma ignição, um foco. E o incêndio sempre começa pequeno, começa em um ponto em um ventilador que começa a pegar fogo e vai se espalhando para um sofá, uma cama”, comenta o tenente.

Nessa época de fim de ano, em que há o costume de se utilizar mais lâmpadas e instalar piscas, o agente ressalta que é importante olhar as condições dos cabos, se não estão desgastados, bem como não tentar colocar uma “emenda” para aumentar os fios ou deixá-los próximos da água.

Vale o destaque para aparelhos celulares que também são fontes de choques. A indicação dos Bombeiros é que o telefone não fique a noite inteira ligado na tomada, tanto porque não é necessário como porque, por alguns problemas ou no cabo ou na bateria, o aparelho pode aquecer e gerar uma sobrecarga. Isso vale especialmente, porque esses e outros aparelhos, estão vinculados ao horário de dormir, em que o morador demora mais tempo para se situar sobre a ocorrência.

Como lidar em situações de curtos


O tenente Guilherme dá dicas de como lidar em casos de curtos que geram incêndios. Se as chamas ainda estão pequenas, o morador pode tentar apagar com um extintor de incêndio ou tentando abafar. O ideal é desligar o disjuntor da casa, retirando também a fonte de energia.

Entretanto, quando o fogo se espalha, a indicação é clara: é preciso abandonar o ambiente. A estratégia, segundo o tenente, é fechar as portas ao sair. O ato pode ser feito até sem ocorrências, apenas quando a pessoa for dormir. Segundo ele, estudos mais recentes apontam que fechar as portas ajuda no controle do fogo, porque compatibiliza o incêndio e evita que ele se espalhe, atingindo maiores proporções ou os moradores. A tática vem sendo amplamente divulgada pelos Corpos de Bombeiros nos Estados Unidos com a campanha “Close Before You Dose”, ou “feche antes da soneca”, em tradução.

A tag virou até uma plataforma onde se pode ver a diferença que faz fechar a porta em ocorrências de incêndios. A iniciativa de segurança é o resultado de mais de 10 anos de pesquisa do UL Firefighter Safety Research Institute (FSRI), um instituto de pesquisa voltado para bombeiros. O incentivo é tanto aqueles que estão presos em uma sala durante um incêndio quanto aqueles que podem sair de casa com segurança a fechar o máximo de portas possível.

Já para curtos, em que acontece choque elétrico, a indicação é também desligar o disjuntor e cortar a energia da casa. Mas nunca encostar diretamente na pessoa, porque pode propagar o choque. É preciso ligar imediatamente, após retirar a pessoa do contato com a energia, para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Fonte: O Povo

Continue lendo

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Ceará15 horas atrás

Ceará deu início, nesta segunda-feira, 31, à campanha de vacinação contra a influenza

Ceará15 horas atrás

Enel Ceará solicitou a antecipação da renovação de concessão por mais 30 anos

Noticias16 horas atrás

ChatGPT ganhou 1 milhão de novos usuários em apenas uma hora após viralizar com seu recurso de geração de imagens

CeLelebridades19 horas atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Americando19 horas atrás

AMERICANDO: Caminhei em um jardim de ipês

Noticias22 horas atrás

Justiça Eleitoral declara inelegibilidade de candidato iguatuense acusado de negociar apoio com traficante

Economia23 horas atrás

MEIs precisam cumprir uma nova exigência para a emissão de nota fiscal

Ceará23 horas atrás

Ceará apresenta tendência a extremos de temperatura nas regiões do Cariri, Jaguaribana e litoral

Noticias23 horas atrás

Várzea Alegre: Dois homens atropelaram uma adolescente enquanto faziam manobras perigosas em moto

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025

Iguatu4 dias atrás

Ministério Público de Iguatu investiga contratação sem licitação de empresa de limpeza urbana e Ecolix solicita audiência urgente

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025

Noticias4 dias atrás

Ministério Público Eleitoral afirma que houve uso irregular de combustível da prefeitura de Iguatu

Economia4 dias atrás

Chagas Vieira diz que PIB do Ceará em 2024 cresceu quase o dobro do Brasil

Noticias4 dias atrás

Voo com 116 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou em Fortaleza

Ceará4 dias atrás

Programa Agente Jovem Ambiental oferece 9.591 vagas em todos os 184 municípios do estado

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?

Noticias6 dias atrás

DIREITO E CIDADANIA: A ÁGUA DE TODOS NÓS E A POLUIÇÃO NOS RESERVATÓRIOS PÚBLICOS

Esportes6 dias atrás

Qual a situação do Brasil nas eliminatórias da Copa?

Noticias6 dias atrás

Parlamentares reagiram à decisão do STF que tornou Bolsonaro réu no inquérito sobre o plano de golpe

Noticias6 dias atrás

Guarda municipal é preso por envolvimento em ataques contra empresas de internet

Iguatu6 dias atrás

MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões

Noticias6 dias atrás

Jovem com deficiência intelectual foi vítima de violência, durante abordagem policial

Noticias6 dias atrás

Polo Automotivo do Ceará terá incentivos fiscais federais

Noticias6 dias atrás

Previsão de onda de calor nas regiões litorâneas e no Centro Sul do Ceará

Iguatu7 dias atrás

Roberto Filho ignora decisão judicial ao empregar 483 apadrinhados, burlando concurso público

Videos1 semana atrás

Rompimento de adutora interrompe abastecimento em Iguatu

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.