Brasil

Eclipse solar ocorre hoje à tarde; confira os horários e como assistir

Published

on

Nesta quarta-feira (2), moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste poderão observar um eclipse solar no fim da tarde, próximo ao pôr do sol. O fenômeno ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, criando o “anel de fogo” no céu, pois a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol.

O eclipse será anular e visível em uma estreita faixa que passa pelo Oceano Pacífico, Oceano Atlântico e o extremo sul da América do Sul, incluindo Chile e Argentina. Segundo a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, “quanto mais ao sul, maior será a área eclipsada”.

Durante tanto o eclipse total quanto o anular, a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, bloqueando toda ou parte da luz solar. A sombra mais escura, onde toda a luz é bloqueada, é chamada de umbra, enquanto a penumbra é a sombra mais clara, onde a luz é parcialmente bloqueada.

Esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita da Terra, fazendo com que pareça menor que o Sol. Eclipses solares ocorrem, em média, duas vezes por ano, podendo ser parciais, anulares ou totais. O último eclipse anular do Sol foi em 14 de outubro de 2023 e foi visto em parte do Brasil.

Segundo a astrônoma, eclipses da Lua e do Sol geralmente ocorrem em sequência devido à inclinação da órbita lunar em relação à Terra. Este eclipse anular está relacionado ao eclipse parcial da Lua de 17 para 18 de setembro. Para observar o eclipse, é essencial estar em um local com vista desimpedida para o oeste, pois o evento ocorrerá próximo ao pôr do sol. No Rio de Janeiro, o eclipse parcial começará às 17h01, atingirá seu máximo às 17h42, e o Sol se porá às 17h52. O Observatório Nacional transmitirá o eclipse anular ao vivo no YouTube, em parceria com astrônomos do Projeto Céu em sua Casa e o Time And Date.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile