Ceará

Eclipse anular do sol será visto no Ceará em outubro

Published

on

Um espetáculo astronômico irá iluminar o céu do Ceará no dia 14 de outubro de 2023. Trata-se de um eclipse anular do sol, que ocorre quando a Lua nova se posiciona entre a Terra e o Sol, formando um anel de luz ao redor do astro. Esse fenômeno é raro e depende da inclinação da órbita da Lua.

O último eclipse solar visível no Ceará foi em 2017, mas ele foi parcial, ou seja, apenas uma parte do Sol foi encoberta pela Lua. O eclipse anular de outubro será diferente, pois a Lua ficará totalmente alinhada com o Sol, criando um efeito visual impressionante. Para ver esse anel de luz, é preciso estar na zona de máxima anularidade, que passará pela região do Cariri cearense.

O professor de Astronomia, Ednardo Rodrigues, explica que o termo “anel de fogo” é incorreto, pois o Sol não é feito de fogo. “O Sol é uma estrela que produz energia por fusão nuclear. Para ter fogo, é necessário oxigênio, que é escasso no Sol”, afirma. Por isso, o mais adequado é chamar o fenômeno de “anel de luz”.

As cidades que terão a melhor vista do eclipse anular no Ceará são: Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Tauá, Santana do Cariri, Farias Brito, Antonina do Norte, Assaré, Campos Sales e Tarrafas. Outras localidades próximas também poderão observar o fenômeno, mas com menor intensidade. No restante do estado, o eclipse será parcial e não será possível ver o anel de luz.

EM ALTA

Sair da versão mobile