Noticias
Café com leite: vilão ou aliado da saúde? Veja o que dizem os especialistas
Clássico nas manhãs brasileiras, o café com leite levanta dúvidas sobre seus efeitos à saúde. Segundo especialistas, a resposta não é única e depende de fatores como a quantidade ingerida, o tipo de leite utilizado e as condições individuais de saúde. Presente na rotina de muitos, essa combinação pode ser saudável quando consumida com equilíbrio.
De acordo com a gastroenterologista Louise Verdolin, dos hospitais Samaritano Barra e Vitória, no Rio de Janeiro, a mistura é considerada segura para a maioria dos adultos. O café, inclusive, tem sido associado à redução de riscos de diversas doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes tipo 2, AVC, alguns tipos de câncer e até declínio cognitivo — desde que o consumo seja moderado e sem excesso de açúcar.
Apesar dos benefícios, Verdolin alerta que tanto o café quanto o leite podem dificultar a absorção de ferro no organismo. Isso acontece devido aos polifenóis do café e ao cálcio do leite, que interferem nesse processo, especialmente quando a bebida é consumida junto às refeições. Para evitar esse efeito, a recomendação é aguardar cerca de uma hora após as refeições ou consumir alimentos ricos em vitamina C, que ajudam a melhorar a absorção do ferro.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Ceará2 semanas atrásNova reestruturação dos Correios pode provocar mudanças no serviço e nas agências do Ceará

