Brasil
Documento que aumentou imposto para cilindros manteve zerada a taxa para medicamentos sem eficácia
Dias antes da crise do oxigênio em Manaus, o governo federal publicou uma resolução que aumentava impostos para a importação de cilindros usados para armazenar gases medicinais. O mesmo documento mantinha zerada a taxa para a cloroquina e outros remédios sem eficácia comprovada para o tratamento da Covid-19. As informações são da Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso à informação.
O imposto sobre a importação de cilindros voltou a ser zerado depois de reportagem de Pablo Fernandez, da BandNews FM. Ainda de acordo com a notícia, o valor de um cilindro grande ficou 60% mais cara.
Durante a crise de falta de oxigênio em Manaus, pessoas morreram asfixiadas dentro dos hospitais por falta do produto. Médicos da cidade disseram que o ministro da Saúde foi alertado dois meses antes do colapso sobre a possível escassez devido a uma segunda onda do coronavírus na região.
Medicamentos sem eficácia com taxa zero
O Ministério da Economia zerou em 17 de março de 2020 o imposto para importação para itens que ajudariam o combate à pandemia. A medida ficou em vigor até 31 de dezembro de 2020 e foi prorrogada até junho de 2021, mas excluindo alguns produtos.
A Procuradoria-Geral da Fazenda justificou a prorrogação devido ao fato de a situação da pandemia permanecer sem solução. “A proposta amplia o prazo para o benefício para o enfrentamento da crise, excluindo os itens que não mais se fazem necessários”, diz o relatório.
Entre os produtos que tiveram aumento de imposto, além dos cilindros de armazenamento, estavam torniquetes para retirada de sangue e insumos e máquinas para a produção de máscaras de proteção. O governo federal, no entanto, manteve zerado o imposto de importação para cloroquina, ivermectina e azitromicina, medicamentos sem eficácia comprovada contra o coronavírus e que foram defendidos por Bolsonaro e incluídos em aplicativo do Ministério da Saúde. A empresa que produz a ivermectina disse publicamente que o produto não deve ser usado em pacientes com a Covid-19.
Fonte: Band Notícias
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

