Noticias
Disney paga R$ 54,7 milhões para encerrar acusação de coleta indevida de dados infantis
A Disney firmou um acordo no valor de 10 milhões de dólares — cerca de R$ 54,7 milhões — para encerrar um processo movido pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC). A acusação feita pela FTC aponta que a empresa facilitou a coleta ilegal de dados pessoais de crianças, violando a Lei de Proteção e Privacidade Online de Crianças (COPPA). O processo, registrado na última terça-feira (02), envolve as divisões Disney Worldwide Services e Disney Entertainment Operations, responsáveis pelo suporte técnico e gerenciamento de conteúdo da marca.
Segundo a FTC, a violação ocorreu porque a Disney deixou de rotular corretamente certos vídeos no YouTube como “conteúdo infantil”, o que é uma exigência da COPPA desde 2019. Como consequência, crianças foram expostas a funcionalidades inadequadas da plataforma, como anúncios direcionados, em vídeos relacionados a produções como Viva – A Vida é uma Festa, Frozen e músicas de Os Incríveis. A falha no cumprimento dessa obrigação legal resultou na abertura do processo e no subsequente acordo financeiro para encerrá-lo.
Em resposta às acusações, um porta-voz da Disney afirmou que o caso está restrito ao conteúdo hospedado no YouTube e não envolve outras plataformas digitais controladas diretamente pela empresa. Ele ressaltou ainda que a Disney tem um histórico de seguir padrões rigorosos de conformidade com as leis de privacidade infantil e que continua investindo em tecnologias e processos para manter essa posição de liderança na proteção de dados de menores.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Iguatu2 semanas atrásARTIGO – Enéas, Trump e o fim da paz armada

