Dia-a-Dia com Maria

Dia-a-Dia com Maria: Chicola e Bam Bam

Começando uma Palestra no salão de uma capela, zona rural, ministrada por um “Doutor” que se apresenta:

Published

on

Começando uma Palestra no salão de uma capela, zona rural, ministrada por um “Doutor” que se apresenta:

– Bom Dia a todos e a todas, sou Zé Peteca dos Anzóis, mais conhecido como Doutor Bam Bam, formado pela Universidade de Sala Manca, com mestrado e doutorado. Atualmente exerço atividades no Instituto Bam Bam Bam. Minha dissertação de mestrado foi um estudo sobre feito sobre As toxinas contidas asas do besouro silvestre: onthophagus taurus, na verdade, o “rola–bosta”. E a minha tese de doutorado, em área bem diversificada, o que me garante amplos conhecimentos em distintos campos de pesquisa, foi sobre “As espécies de fungos liquenizados encontrados nos marmeleiros e nas moitas de Cedro-CE”, enfim, eis o meu currículo que me coloca no pódium dos expoentes da ciência!

Começa a palestra e fala, e fala, e fala… e já tem homem bocejando, outros escorados na parede, perdidos e entediados num mar de dificuldades, matutada suando, tripas clamando. 

A certa altura da falação, seu Chicola, um dos moradores do local, tira o chapéu marcado de suor e uso, e se lança: 

– Seu dotô, mi tire do farnizim1, já que o Sr. falou em “bosta”, mi lembrei! Sei que o senhor é home intendido e pode me dar uma ispilicação. De que é feita a bosta da vaca,  que seive de esfumaçador pra ispantar muriçoca, de atiçador de fogo, p’a adubá pranta…?  De que feita a bosta da vaca?

Doutor Peteca, reflete e diz: 

-Senhor, embora não seja assunto do meu domínio, entendo que faça parte da composição química dos excrementos bovinos, alguns minerais como Nitrogênio, Potássio, não sei muito bem, não senhor!

Seu Chicola desapontado, retruca:

– É, o senhor tem muntho saber, mais parece que nem de merda entende!

_________________  

1 inquietação no linguajar do matuto cearense.

 

*Mariazinha é Servidora do IFCE Campus Iguatu e Advogada

 

EM ALTA

Sair da versão mobile