
Dezenas de crianças e adolescentes deram entrada na emergência do Hospital Regional de Iguatu (HRI) na manhã desta terça-feira, 26, após um incidente envolvendo um extintor de incêndio na Escola de Ensino Profissional, Lucas Emanuel Lima Pinheiro localizada na Vila Moura.
Sargento Rodrigues informou que a Polícia Militar foi um dos primeiros órgãos de segurança a chegar ao local, “ajudamos no socorro de algumas vítimas. E juntamente acionamos o SAMU e o Corpo de Bombeiros”, contou.
O incidente aconteceu em meio a uma gincana promovida pela instituição de ensino, após um aluno ter acionado o equipamento, “creio que foi na inocência o aluno ter acionado o extintor. Foi tudo muito rápido, só vi meus colegas com os olhos vermelhos e provocando”, disse Saulo Bernado de 17 anos aluno daquele colégio.
A direção do hospital preferiu não gravar entrevista, mas informaram que todas as pessoas prejudicadas pela inalação da fumaça ou o pó emitido pelo extintor, foram atendidas e a maioria delas liberadas. As que precisaram ficar por mais tempo receberam uma maior atenção médica. Ainda não se sabe ao certo o numero de jovens atingidos. Informações extras oficiais indicam que mais de 30 pessoas deram entrada em unidade de saúde como o regional e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Ouça através do player abaixo depoimento do aluno e do militar
NOTA DE ESCLARECIMENTO
“Nós que fazemos a EEEP Lucas Emmanuel Lima Pinheiro notificamos a comunidade escolar sobre o incidente ocorrido nesta manhã de quarta-feira 26 de agosto.
Devido a falta de conhecimento, um aluno acionou um extintor de incêndio durante uma de nossas programações alusivas ao mês do estudante.
No momento encontravam-se reunidos na quadra poliesportiva todos os alunos e educadores, devido ao ambiente e a grande concentração de pessoas o pó químico liberado pelo extintor causou nervosismo em muitos de nossos alunos que saíram imediatamente do local, porém alguns discentes com problemas respiratórios foram atendidos pela equipe do SAMU e bombeiros e encaminhados as unidades de saúde.
Desde já traquilizamos a todos os pais e a comunidade. Garantimos que todos passam bem, grande parte já se encontra em suas residências. Tudo não passou de um incidente. Reforçamos a nossa responsabilidade e preocupação com todos que compõem a família Lucas Emmanuel Lima Pinheiro.”