Ceará
Detran entrega CNH para surdas, capacetes para motociclistas e contempla agricultores familiares

A Semana Nacional de Trânsito 2017 acontece de hoje até a próxima segunda-feira (25), com uma série de atividades em Fortaleza e no Interior do Estado, principalmente no Crato e Juazeiro do Norte.
Como parte da programação, mais três novas motoristas receberam na manhã desta segunda-feira a sua primeira Carteira Nacional de Habilitação: Lethycia Jales Maciel Batista de Holanda, Francisca Rafaella de Sousa Brito e Marina Figueira de Souza.
A novidade é que as motoristas são surdas. Elas integram uma turma de 140 pessoas com deficiência (surdos), selecionadas pelo programa Carteira de Motorista Popular, que financia integralmente, para pessoas de baixa renda, o processo de obtenção da primeira carteira de motorista.
Por esse mesmo programa, seis novos condutores de motocicleta receberam um capacete, por terem recebido a CNH categoria A, específica para conduzir moto: Marília Ferreira Brito, Odair José Moraes Fernandes, ambos moradores do Eusébio, Antônio Amarante Silva Neto, Damião do Nascimento Gomes, ambos de Tauá, Crislene Bezerra de Abreu e João Victor da Silva Monteiro, ambos de Baturité. Carteira de Motorista Popular já selecionou 231 mil pessoas, das quais 127 mil já estão com a CNH em mão.
Outro programa social do Detran, citado na Semana Nacional do Trânsito, lançado pelo Governo do Ceará, é a CNH Rural, que já selecionou quase 2 mil agricultores familiares, que também terão o processo de obtenção da primeira carteira de motorista. E na solenidade de abertura do evento receberam o certificado de contemplados os agricultores familiares Sérgio Sobrinho e Cisclay de Sousa.
Na manhã de hoje, como parte da programação, foi iniciado o curso de formação de agentes de trânsito, com a 16ª turma, integrada por 50 agentes de trânsito e guardas municipais de 11 municípios.
O superintendente do Detran, Igor Ponte, em seu pronunciamento, disse que considera o órgão de trânsito uma instituição pública amiga da sociedade, porque atua para preservar vida. Lembrou o tema da campanha deste ano, “Minha escolha faz a diferença”, ao lembrar que se o motorista escolher avançar o sinal vermelho poderá colidir com outro veículo, provocando vítimas feridas ou vítimas fatais. Mais um exemplo: se o motorista escolher dirigir em velocidade acima da regulamentar para a via, e não respeitar o pedestre que faz a travessia sobre a faixa, poderá atropelar uma pessoa, ferindo ou matando. E mais um exemplo: se escolher beber em uma festa e dirigir, poderá matar ou morrer em um acidente de trânsito.
Igor anunciou que proximamente o Governo, por meio da Secretaria das Cidades e do Detran, lançará mais dois programa: um em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, contemplando alunos do ensino público; e outro, em parceria com as Prefeituras Municipais, em que serão investidos R$ 150 milhões, em ações de sinalização vertical e horizontal, semáforos, calçadas e pavimentos, para que as cidades do Interior, que passaram a contar com o trânsito intenso e violento, possam dispor de equipamentos para dar mais segurança ao trânsito.
PROGRAMAÇÃO
Dia 19: ações educativas para alunos de escolas públicas na Escola de Educação para o Trânsito de Fortaleza e Sobral: ação educativa, com contação de histórias de trânsito, no Colégio Máximos, às 9h30min e às 14h; blitz educativa na Avenida Santos Dumont, das 17h às 21h: apresentação da peça “Chapeuzinho no vermelho, no auditório do IFCE de Juazeiro do Norte, às 19h;
dia 20: ações educativas para alunos de escolas públicas em Fortaleza e Sobral (escola de trânsito): apresentação da peça Chapeuzinho no vermelho em Juazeiro do Norte e Crato: ação da unidade móvel de educação de trânsito no Crato, das 8h às 12h: e em Juazeiro do Norte, das 13h às 16h, no Memorial Padre Cícero;
dia 21: ações educativas nas escolas de trânsito de Fortaleza e Sobral: ação da unidade móvel de educação de trânsito na Praia do Futuro, das 17h às 22h, com a realização de blitz educativa:
dia 22: ações educativas nas escolas de trânsito de Fortaleza e Sobral: ação educativa na unidade móvel no Lago Jacarey, das 17h às 21h, com blitz educativa.
O encerramento acontecerá segunda-feira, dia 25, das 8h30 às 10h, no auditório da Escola de Educação de Trânsito de Fortaleza e Sobral, com a apresentação da peça Chapeuzinho no Vermelho, e a entrega de prêmios para os alunos que realizaram os melhores desenhos, durante a visita que fizeram ao longo dos últimos 12 meses à escola de educação de trânsito de Fortaleza e Sobral.
GERÊNCIA DO NÚCLEO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DO DETRAN-CE
PODCAST DIÁLOGO MAIS – ELEIÇÕES 2022 – O nosso sistema eleitoral é seguro? O que é fato ou boato?
-
Noticias5 dias atrás
Delegado que deu tapa no rosto de mulher é preso novamente
-
Noticias7 dias atrás
Universitário do Piauí é assassinado a tiros no Ceará
-
Brasil6 dias atrás
Gramado decreta estado de calamidade após rachaduras no solo e desabamento de prédio
-
Ceará3 dias atrás
Homem incendeia tanque de combustível em posto na cidade de Cariré
-
Ceará7 dias atrás
No CE, loja aumenta preço de produto em R$ 900 e reduz para fingir promoção, diz Procon
-
Noticias3 dias atrás
Motorista atropela neta e mais 2 pessoas após perder controle do carro no CE