Brasil

Desmatamento do Cerrado cresce 3% em um ano e atinge principalmente o Matopiba

Published

on

O desmatamento do Cerrado aumentou 3% entre agosto de 2022 e julho de 2023, segundo o Inpe. Foram 11.011 km² de vegetação nativa suprimida, principalmente na região do Matopiba, que abrange os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

O Maranhão foi o estado que mais desmatou o bioma, com 2.928 km², seguido pelo Tocantins, com 2.233 km², e pela Bahia, com 1.971 km². A Bahia também teve a maior variação percentual, com um aumento de 38% na área suprimida em relação ao período anterior.

Por outro lado, alguns estados conseguiram reduzir o desmatamento do Cerrado, como Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e o próprio Piauí. Esses estados apresentaram quedas entre 5% e 18% na área de vegetação nativa perdida.

O Inpe monitora o Cerrado por satélite desde 2019, por meio do projeto Prodes Cerrado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (28) pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (Mcti). O projeto visa a acompanhar a evolução do desmatamento no bioma e a subsidiar políticas públicas de conservação.

EM ALTA

Sair da versão mobile