Brasil
Denúncias de violência contra crianças aumentaram 21,4% neste ano

A violência contra crianças e adolescentes é uma triste realidade que só cresce no Brasil. Dados do Disque-100, o telefone do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos dedicado ao registro de violações aos direitos fundamentais, revelaram um aumento de 21,4% no número de denúncias de agressões a menores nos dois primeiros meses de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 17.139 queixas.
O aumento no número de morte de crianças em decorrência de maus-tratos também chama atenção. No estado de Amazonas, por exemplo, pelo menos 3 crianças foram mortas em menos de 3 semanas. Lorenna Rodrigues, de 2 anos, teria sido espancada e depois enterrada pelos tios, dentro de uma mala, no terreno de casa. Luiz Carlos Oliveira, de 9 anos, e Antony Guimarães, de 2, morreram de tanto apanhar, as suspeitas são as mães.
O conselheiro tutelar Daniel Moura explica que o fato de muitas crianças terem medo de denunciar as agressões faz com que abusos se intensifiquem e se estendam ao longo de anos. “A ideia da impunidade, ela alimenta o aumento da criminalidade, das ações contra criança e adolescente. Quanto mais o aliciador perceber a impunidade, ou uma forma de sobressair à lei, mais ele comete esse crime”, afirma o conselheiro.
Denúncias de violência podem ser feitas pelo Disque-100, de forma gratuita e anônima.
Fonte: SBT Brasil
-
Noticias1 semana atrás
Junho de 2025 foi o terceiro mais quente já registrado no planeta, diz observatório europeu
-
Noticias2 semanas atrás
Gigantes como Mercado Livre, Shopee e Assaí negociam instalação no Porto Seco de Quixeramobim
-
Noticias2 semanas atrás
PF investiga deputado Júnior Mano, do Ceará, por desvios de verbas, fraudes em licitações e uso irregular de emendas parlamentares
-
Iguatu1 semana atrás
Justiça Eleitoral Condena Prefeito de Iguatu e vice por Abuso de Poder Econômico e Ligação com Facção Criminosa em Eleições 2024
-
Iguatu2 semanas atrás
Ministério Público Eleitoral pede fim de acusação contra Ilo Neto por falta de provas
-
Iguatu2 semanas atrás
Ministério Público Eleitoral de Iguatu Recomenda Improcedência de Ação que Pedia Cassação de Prefeito e Vice
-
Iguatu2 semanas atrás
Justiça Eleitoral de Iguatu Julga Improcedente Ação de Captação Ilícita de Sufrágio Contra José Ilo Alves Dantas Neto
-
Noticias2 semanas atrás
Homem faz gestos obscenos para crianças, mata vizinho que o confrontou e tem casa incendiada pela população