Mundo
Crianças e adolescentes retomam aulas presenciais em Gaza após anos de guerra
Centenas de milhares de crianças e adolescentes voltaram às aulas presenciais em Gaza neste sábado (20), depois de quase três anos afastados das escolas devido ao conflito na região. O retorno marca o início do ano letivo de 2026-2027, mas ocorre em meio a uma estrutura educacional ainda fortemente afetada pela guerra.
Segundo o Unicef, 98% das escolas de Gaza foram destruídas ou danificadas durante o conflito. Autoridades educacionais estimam que cerca de 660 mil estudantes ficaram privados do ensino presencial e da participação regular nas atividades escolares durante esse período.
Para permitir a retomada das aulas, foram criadas dezenas de escolas temporárias com tendas, lonas, chapas metálicas e madeira. Algumas funcionam em terrenos arenosos e contam com poucos recursos, enquanto outras ainda dividem espaço com famílias que foram deslocadas pela guerra.
A expectativa é de que pelo menos 540 mil estudantes frequentem aulas presenciais neste ano em escolas improvisadas, centros temporários e outros espaços educacionais, com apoio do Unicef e de organizações locais e internacionais. Para os alunos que não conseguem comparecer ou deixaram Gaza, o ensino remoto continuará disponível.
Mesmo diante das dificuldades, estudantes demonstraram determinação em continuar os estudos. Muitos retornaram sem materiais básicos, como cadernos e canetas, enquanto famílias enfrentam dificuldades para adquirir produtos escolares. A retomada das aulas representa, assim, uma tentativa de reconstruir a rotina educacional em meio à devastação deixada pelo conflito. (Foto: Reprodução/ G1 )
-
Ceará3 dias atrásSeminário reúne educadores em Fortaleza para discutir empreendedorismo e inovação no ensino
-
Brasil3 dias atrásInmet emite alerta vermelho para tempestades em áreas de três estados do Sul
-
Ceará3 dias atrásGBarbosa vai fechar seis supermercados e encerrar operações no Ceará
-
Brasil3 dias atrásExposição imersiva em São Paulo reúne objetos pessoais e memórias de Marília Mendonça
-
Brasil3 dias atrásAmanda Kimberlly registra boletim de ocorrência após ataques contra filha com Neymar
-
Iguatu3 dias atrásCOAPH foi alvo de operação da Polícia Civil e teve contratos com o Hospital Regional de Iguatu anulados pela Justiça
-
Esportes3 dias atrásCeará vence o Criciúma no Castelão e amplia vantagem para a zona de rebaixamento
-
Ceará3 dias atrásMutirão oferece 100 consultas gratuitas com mastologistas em Fortaleza no dia 17 de outubro
