Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Regional

Dengue – 32 cidades estão em situação grave

Fortaleza – A redução do número de casos e óbitos causados pela dengue no ano passado em relação a 2013 foi um grande passo positivo para o combate à epidemia no Ceará. A queda, no entanto, não representa alívio, uma vez que dezenas de cidades continuam em estado de alerta para a doença no início deste ano. De acordo com o mais recente boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), 32 municípios cearenses apresentaram, em 2014, taxas de incidência da infecção superiores a 300 casos para cada 100 mil habitantes, quadro considerado grave pelo Ministério da Saúde.

Publicado

on

Fortaleza – A redução do número de casos e óbitos causados pela dengue no ano passado em relação a 2013 foi um grande passo positivo para o combate à epidemia no Ceará. A queda, no entanto, não representa alívio, uma vez que dezenas de cidades continuam em estado de alerta para a doença no início deste ano. De acordo com o mais recente boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), 32 municípios cearenses apresentaram, em 2014, taxas de incidência da infecção superiores a 300 casos para cada 100 mil habitantes, quadro considerado grave pelo Ministério da Saúde.

Localidades como Piquet Carneiro, Brejo Santo, Santana do Cariri, Campos Sales, Hidrolândia, Alto Santo, Tauá, Jaguaribara e Pereiro tiveram as maiores incidências no Estado, variando entre 952,44 e 2.459,1 casos registrados a cada grupo de 100 mil pessoas. Em um município – Arneiroz, no Sertão dos Inhamuns – a proporção foi alarmante, chegando a mais de 10 vezes o parâmetro do Governo Federal. Lá, foram 3.669,84 ocorrências por 100 mil habitantes.

“Não é porque houve uma redução que podemos descuidar”, afirma o coordenador de Proteção e Promoção à Saúde da Sesa, Márcio Garcia. “Já estamos completamente em alerta, pedindo para que cada município monte seu plano de contingência e identificando mais precocemente o aumento de casos”, acrescenta.

Controle

Segundo Garcia, a alta incidência de dengue nessas regiões pode ser atribuída a múltiplos fatores, desde o volume total de chuvas à quantidade de agentes de saúde e de vigilância epidemiológica em atuação. No entanto, o coordenador ressalta que todos os municípios precisam intensificar as ações de controle da doença.

As 32 cidades em situação delicada, de acordo com o Ministério, somaram 7.912 casos da infecção no ano passado, cerca de 47% do número total de ocorrências no Estado. Nove deles foram de Dengue Grave (DG), caracterizada por choque circulatório, sangramento grave e comprometimento grave de órgãos, como dano no fígado, no sistema nervoso central e no coração. Destes, seis culminaram na morte dos pacientes.

Márcio Garcia destaca que a quantidade de óbitos diminuiu de forma significativa em todo o Ceará de 2013 para 2014. Algumas explicações, segundo ele, podem ser o sorotipo em circulação, menos letal que os anteriores, e a melhoria da atenção na rede de saúde estadual.

Contudo, o coordenador afirma que ainda não é possível comemorar. Conforme ele, com a proximidade da quadra chuvosa, que deve ocorrer entre os meses de fevereiro e maio, torna-se necessário redobrar cuidados.

“Apesar de não sabermos como será o inverno, já começamos um ano com algumas chuvas. Nossas equipes de vigilância estão em trabalho constante para acompanhar os dados e começar o planejamento de uma operação para o Carnaval, que a Secretaria realiza todos os anos nos municípios onde há um fluxo mais intenso de pessoas nessa época”, observa Garcia.

Fumacê

Outras iniciativas, segundo o médico, são a ampliação das visitas domiciliares feitas por agentes de saúde para prevenção e controle dos focos de dengue, e, em algumas cidades, a aplicação do tratamento a Ultra Baixo Volume (UBV), por meio da utilização de máquinas costais e os chamados carros-fumacê.

Em 2014, de acordo com a Secretaria de Saúde, foram confirmados 16.773 casos de dengue em 145 municípios cearenses. Fortaleza concentrou a grande maioria das ocorrências, contabilizando 4.701 casos. O órgão realizou mais diagnósticos nos meses de abril, maio e junho.

Houve registro de 269 casos de maior complexidade, sendo 280 de Dengue com Sinais de Alarme (DCSA) e 61 de Dengue Grave (DG). No total, 49 pessoas morreram.

No ano passado, a incidência de dengue no Estado como um todo foi de 190,63 casos para cada 100 mil habitantes. A proporção é a menor desde 2011. À época, a taxa era de 673,61 casos por 100 mil pessoas.

Em relação ao ano anterior, a Sesa destaca que o número de notificações no Ceará caiu em torno de 27,5%. A quantidade de casos graves confirmados, entretanto, teve aumento de 40%.

Um dos resultados positivos apontados no boletim da Secretaria foi a redução de 39% nos óbitos em comparação ao mesmo período de 2013, quando 80 pessoas por conta da dengue.

A faixa etária na qual predominaram os casos foi a de 20 a 29 anos (21,7% do total). Em seguida, vieram as pessoas de 30 a 39 anos de idade (16,9%) e as de 40 a 49 anos (13,5%).

 

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias8 horas atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias8 horas atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo8 horas atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo11 horas atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes12 horas atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu12 horas atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando12 horas atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias14 horas atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu2 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias4 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias4 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo4 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo4 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas4 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias5 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo5 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará5 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades7 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Ceará1 semana atrás

Empresa canadense adquire projetos para explorar metais preciosos no interior do Ceará

Entretenimento1 semana atrás

Depois de um show histórico que reuniu cerca de 2,1 milhões de pessoas, Lady Gaga agradece fãs brasileiros

Ceará1 semana atrás

Periquito cara-suja, espécie nativa do Ceará e ameaçada de extinção, voltou a se reproduzir após mais de um século

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 05/05/2025

Iguatu1 semana atrás

Presidenta do SPUMI denuncia nomeação irregular e desvio de função na Assistência Social de Iguatu

Iguatu1 semana atrás

Justiça Determina Que Prefeitura de Iguatu Encerre Contratos Temporários e Comprove Situação Funcional

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.