Noticias
Decisão Donald Trump, de taxar em 25% todas as importações de aço e alumínio, afeta mercado cearense
Em 2024, o aço representou 37% das exportações do Ceará, totalizando US$ 545 milhões em vendas ao exterior. Desse montante, mais de 80%, ou seja, US$ 438,2 milhões, foram destinados aos Estados Unidos. Portanto, a decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, de taxar em 25% todas as importações de aço e alumínio colocou o mercado mundial e brasileiro em estado de alerta. Em particular, essa medida afetará as empresas cearenses.
O decreto de Trump faz parte de um plano de tarifas recíprocas. “De forma muito simples, se eles nos cobrarem, nós os cobraremos”, afirmou o presidente, ressaltando que as taxas deverão ser aplicadas a todos. Ele prometeu conceder entrevista nos próximos dias para fornecer informações detalhadas sobre o plano de tarifas recíprocas.
Segundo Eldair Melo, mestre em Economia e membro do Conselho Regional de Economia Ceará (Corecon-CE), a medida do presidente norte-americano resultará em uma redução de 20% das exportações de aço do Ceará para os Estados Unidos.
Essa possível redução das exportações poderá levar a um movimento de demissões que afetará cerca de 20% dos trabalhadores atuais, caso não sejam adotadas medidas compensatórias ou o redirecionamento da produção para outros mercados. Anteriormente, durante seu primeiro mandato, Trump havia imposto tarifas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio, mas concedeu isenções a alguns parceiros comerciais, incluindo o Brasil, através de cotas de exportação isentas de tarifas, com um limite anual de 3,5 milhões de toneladas.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Iguatu2 semanas atrásARTIGO – Enéas, Trump e o fim da paz armada

