Noticias
De 10 empregos gerados no Ceará, 7 são de pequenos negócios
As micros e pequenas empresas cearenses responderam por 69% dos empregos gerados no Estado de janeiro a junho deste ano, de acordo com levantamento do Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE) com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Em números absolutos, as micros e pequenas empresas geraram 19.849 vagas no primeiro semestre deste ano, número resultado da diferença entre admissões e desligamentos no período. Ao todo, o mercado de trabalho formal do Ceará gerou 28.753 vagas no período.
As médias e grandes empresas (MGEs) geraram, em igual período, 8.231 vagas de emprego, enquanto a administração pública gerou 871 oportunidades. O articulador da Unidade de Inteligência Estratégica do Sebrae-CE, Felipe Melo, explica que os micros e pequenos negócios seguem consolidando “a posição de grande braço na geração de empregos”.
Ele explica que, nas médias e grandes empresas, a geração menor pode ser explicada pelo avanço tecnológico e a busca por aumento da produtividade, que não é ancorada em um volume maior de contratações, mas sim na otimização do funcionamento do negócio.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu2 semanas atrásEXCLUSIVO! RELATÓRIO ARCE: Fiscalização aponta falhas graves no abastecimento de água e sucateamento do SAAE de Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásOperação Arquimedes investiga suspeita de superfaturamento em compra de kits de matemática em Várzea Alegre
-
Ceará2 semanas atrásDetran-CE confirma manutenção da baliza no exame prático da CNH no Ceará
-
Economia2 semanas atrásBNDES libera R$ 233 milhões para expansão do maior data center do Nordeste
-
Mundo2 semanas atrásVírus Nipah: o que se sabe sobre a doença altamente letal registrada na Índia
-
Brasil2 semanas atrásPetrobras anuncia redução de 5,2% no preço da gasolina para distribuidoras
-
Brasil2 semanas atrásProblemas de saúde afastaram 4,1 milhões de trabalhadores do mercado de trabalho em 2025
-
Ceará1 semana atrásCeará registra chuvas em mais de 130 municípios pelo terceiro dia consecutivo

