Mundo
Cúpula do G7: países ricos estudam plano histórico contra pandemias
Reunidos no sudoeste da Inglaterra para mostrar uma frente unida diante da crise sanitária que atingiu o mundo inteiro, os líderes das grandes potências do G7 pretendem fazer um progresso “histórico” neste sábado (12) com a adoção de um plano de batalha contra futuras pandemias.
Até domingo (13), os chefes de estado e de governo da Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Canadá, Japão e Estados Unidos devem discutir os meios para o G7 ajudar a conter a crise provocada pelo coronavírus. Depois da promessa de doar vacinas para países pobres, os líderes querem encontrar maneiras de evitar que uma catástrofe global aconteça novamente.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, escreveu no Twitter que a “declaração de Carbis Bay” proposta pelo G7 para prevenir futuras pandemias é um “momento histórico”. “Com este acordo, as principais democracias do mundo se comprometerão a evitar que uma pandemia global volte a acontecer, para que a devastação causada pela Covid-19 nunca se repita”, afirmou.
O documento inclui uma série de compromissos para prevenir outra pandemia, reduzindo o tempo de desenvolvimento de vacinas, tratamentos e diagnósticos, na esperança de que o mundo esteja pronto, em menos de 100 dias, para enfrentar doenças súbitas. Essa afirmação, contudo, não resolve a espinhosa questão da suspensão de patentes de vacinas para acelerar a sua produção. Os Estados Unidos e a França são a favor, mas a Alemanha é contra.
O grupo também se concentrará no fortalecimento da vigilância sanitária e na implementação da reforma da Organização Mundial da Saúde (OMS) para torná-la mais poderosa. Um árduo objetivo sem o apoio da China, que não aprecia o G7, que qualificou como uma “camarilha” formada por Washington.
Para a ONG Oxfam, o G7 é muito brando com a indústria farmacêutica. “Esta declaração não resolve os problemas fundamentais que impedem que as vacinas sejam acessíveis à maioria”, declararam os ativistas.
Fonte: G1 CE
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

