Noticias

Crianças e adolescentes também podem ter pressão alta

Published

on

A hipertensão arterial é uma doença grave que pode afetar pessoas de todas as idades, inclusive crianças e adolescentes. Por isso, é importante medir a pressão arterial regularmente, desde os 3 anos de idade, pelo menos uma vez por ano.

Segundo as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, publicadas em 2020 por entidades médicas, a hipertensão arterial pediátrica tem aumentado nos últimos anos. Os dados mostram que:

-entre 3% e 5% das crianças e adolescentes têm hipertensão arterial.
-entre 10% e 15% têm pressão arterial elevada.

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, sem cura, e que foi responsável por quase 300 mil mortes no Brasil na última década.

Recomendações para crianças e adolescentes

Menores de 3 anos: só devem medir a pressão arterial se tiverem algum fator de risco, como prematuridade, baixo peso ao nascer ou problemas cardíacos congênitos.
A partir dos 3 anos: devem medir a pressão arterial anualmente.
Fatores de risco: Se a criança a partir dos 3 anos ou adolescente tiver sobrepeso, doença renal, diabetes ou usar medicamentos que aumentem a pressão arterial, a medição deve ser feita em todas as consultas médicas.
Nos adultos, a hipertensão arterial é diagnosticada quando a pressão arterial é igual ou maior que 14 por 9. Mas nos mais jovens, os valores são diferentes. Veja como é a classificação da pressão arterial em crianças e adolescentes:

Elevada: igual ou maior que 12 por 8.
Hipertensão de estágio 1 (menos grave): igual ou maior que 13 por 8.
Hipertensão de estágio 2: igual ou maior que 14 por 9.

EM ALTA

Sair da versão mobile