Noticias
Covid-19 e chikungunya: é possível se infectar com as duas doenças ao mesmo tempo?
Com altas nos casos de Covid-19 e chikungunya no Ceará, registradas no último mês de junho, uma nova preocupação surge. Afinal, é possível que uma pessoa seja acometida pelas duas doenças simultaneamente? O epidemiologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Jesem Orellana, explica que “não apenas é possível, como é o esperado, caso existam condições sanitárias e ambientais para este duplo problema”.
Conforme o epidemiologista, embora sejam duas doenças infecciosas virais que alcançam padrões de transmissão pandêmico, os meios de transmissão, resposta do organismo e sintomas, por exemplo, são relativamente diferentes.AdChoices
No caso da chikungunya, a doença é transmitida por um mosquito (Aedes aegypti e Aedes albopictus) e cada pessoa só é infectada uma vez. Os sintomas são um pouco diferentes de uma síndrome gripal, envolvendo dores articulares e manchas na pele, por exemplo.
Já a Covid-19 é transmitida pelo contato entre pessoas, pode ocorrer mais de uma vez no mesmo indivíduo e a sintomatologia é semelhante a uma síndrome gripal, podendo apresentar febre, tosse, cansaço e perda de paladar ou olfato.
“Neste sentido, as estratégias para combater ambas as doenças são diferentes. No entanto, independentemente da doença, o paciente deve procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima da sua casa”, destaca Jesem.
Fonte: OPovo
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias2 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

