Brasil
Convocação de mesários voluntários para as eleições de 2024 é mobilizada pela Justiça Eleitoral do Ceará
A Justiça Eleitoral do Ceará iniciou a mobilização para recrutar mesários voluntários para as eleições municipais de 2024. A função dos mesários inclui gerenciar o fluxo de eleitores nas sessões eleitorais e verificar a documentação de identificação no caderno de votação.
Atualmente, a Justiça Eleitoral está ativamente convocando e convidando cidadãos para participar deste importante processo democrático. Os interessados podem se inscrever através do portal de mesários voluntários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará. O processo de inscrição é simples, mas exige o cumprimento de alguns requisitos específicos.
“Para se tornar mesário, o candidato deve ser eleitor, ter mais de 18 anos e não pode ser parente de um candidato até o segundo grau. Além disso, não pode ser membro da Justiça Eleitoral, candidato, membro de partido político, agente policial, ou parente de alguém já designado para a mesma sessão eleitoral. Candidatos que ocupam cargos de confiança no Executivo, seja federal, estadual ou municipal, também não podem atuar como mesários”, esclarece Eduardo Pontes, coordenador de Eleições do TRE-CE.
Além de contribuir para o sistema democrático, os mesários têm direito a dois dias de folga com manutenção do salário, vantagem em concursos públicos e outros benefícios. Os interessados ainda podem se inscrever até o dia da eleição e, se convocados, atuar nas eleições de 2024.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Ceará4 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade
-
Noticias1 semana atrásContran aprova regra e CNH poderá ser emitida sem aulas em autoescolas

