Brasil

Congresso de Psiquiatria discute IA, saúde mental e novos tratamentos

Published

on

Em outubro de 2023, Salvador vai sediar o Congresso Brasileiro de Psiquiatria da ABP, que completa 40 anos de existência. O evento vai reunir mais de 150 atividades científicas sobre diversos temas da psiquiatria, como forense, infância, adolescência, dependência, suicídio, sono, emergência e psicofobia.

O presidente da ABP, Antonio Geraldo da Silva, falou à Agência Brasil sobre a importância da Inteligência Artificial (IA) para a psiquiatria. Ele disse que a IA pode auxiliar os psiquiatras em vários aspectos, como diagnóstico, adesão, risco, personalização, monitoramento e pesquisa. Mas ele alertou que a IA deve ser usada como um complemento e não como um substituto do trabalho humano e qualificado dos psiquiatras.

Silva também defendeu que a saúde mental depende de uma boa psiquiatria, que abrange desde a promoção da saúde até a prevenção de doenças. Ele afirmou que os psiquiatras podem melhorar a qualidade de vida das pessoas através da conscientização, do combate ao estigma, do oferecimento de tratamentos eficazes e do trabalho em equipe com outros profissionais de saúde.

Por fim, ele destacou que a telemedicina e os avanços tecnológicos são aliados dos psiquiatras, pois permitem maior acesso aos cuidados psiquiátricos e novos tratamentos que beneficiam os pacientes. Ele disse que a evolução é uma palavra que acompanha a psiquiatria, pois ela busca sempre oferecer melhores tratamentos e suporte tanto para as pessoas sadias quanto para as pessoas com doenças mentais.

EM ALTA

Sair da versão mobile