Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Economia

Como o novo imposto digital pode pesar no consumo do brasileiro

Publicado

on

Depois que o ministro da Economia, Paulo Guedes, entregou ao Congresso parte da proposta do Governo para a reforma tributária, ele fortaleceu a campanha para criação de um “microimposto” sobre operações financeiras digitais, que passou a ser comparada com a extinta “CPMF”. No entanto, quando observado o retorno esperado por Guedes, na casa dos R$ 120 bilhões, a alíquota entre 0,2% e 0,4% deve acarretar em peso ainda maior ao que era visto com o “imposto do cheque” num momento em que a taxa Selic está em 2%, bem menor que os 12% da época da extinta contribuição. O impacto seria em operações de cartão de crédito e débito, compras online e transferências financeiras e, assim, o pequeno imposto pode se tornar grande.

 A criação do imposto seria compensatória pela desoneração da folha de salários pela reforma tributária, justifica a equipe econômica. As críticas foram novamente rebatidas pelo ministro, que voltou a reclamar da associação com a extinta CPMF. “Não temos espaço fiscal para eliminar impostos na folha de salários, por isso vamos reduzir imposto na folha e um novo imposto está sendo estudado. Queremos substituir o imposto cruel sobre folha, mas não haverá aumento de carga tributária”, disse Guedes.

Desta forma, haveria uma substituição por um tributo que incide sobre o consumo, aumentando ainda mais a regressividade do sistema, penalizando os mais pobres, que utilizam maior parte da renda consumindo bens, em especial os mais básicos. Ações como essa não contrastam com o que propõe a própria reforma, que se baseia nas práticas de países desenvolvidos, os mesmos que não adotam tributos como a “nova CPMF”.

Guilherme Mello, professor de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp) e diretor do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (IE-Unicamp), diz que governos Dilma e Temer também desoneraram a folha e avalia que apenas a ação sem melhorar ambiente econômico não deve gerar mais empregos como é pregado pelo ministro.

O professor explica que, a depender do tamanho da cadeia produtiva, pode acontecer a incidência de imposto sobre imposto. Na sua visão, tributos cumulativos podem prejudicar o mercado nacional e gerar verticalização na produção, onerando a cadeia produtiva. O impacto deve ser grande, pois a popularização dos meios digitais de pagamento apenas cresce ao longo dos anos.

“O imposto tende a concentrar renda e prejudicar o produtor nacional. Paulo Guedes vai substituir o peso sobre a folha que impacta o empresário para a nova CPMF que cobra do consumidor”, afirma.

A desoneração da folha é vista como benéfica pelos empresários. O novo tributo, no entanto, não é bem aceito pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). Apesar disso, ele é um grande defensor da reforma tributária e, possivelmente, existirá uma disputa nesse quesito.

No entanto, a primeira etapa da proposta do governo de reforma é considerada tímida, pois unifica dois tributos federais, PIS/Cofins na nova nomenclatura de Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Esse coro é engrossado pelo deputado federal, PhD em Economia e secretário do Planejamento do Estado licenciado, Mauro Benevides Filho (PDT).

“Primeira coisa que devemos falar é que reforma não deve apenas unificar imposto, apesar de ser necessário simplificar o sistema. Brasil tem o terceiro sistema mais regressivo do mundo, o que penaliza o mais pobre”, destaca.

Mauro ainda elenca outras discussões a serem pautadas: imposto sobre lucros e dividendos, “o que dá R$ 50 bilhões por ano” em arrecadação e taxações sobre veículos como barcos e aviões, por exemplo.

REFORMA TRIBUTÁRIA E A DISCUSSÃO DA “NOVA CPMF”
O Ministério da Economia divulgou uma lista de 24 perguntas e respostas sobre a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que será criada com a unificação de PIS e Cofins na proposta de reforma tributária do governo.

A CONTRIBUIÇÃO SOCIAL SOBRE OPERAÇÕES COM BENS E SERVIÇOS (CBS) VAI SUBSTITUIR:
Contribuição para o PIS/Pasep incidente sobre a receita; Contribuição para o PIS/Pasep incidente sobre a folha de salários; Cofins; Contribuição para o PIS/Pasep-Importação;
Cofins-Importação.

CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP SOBRE RECEITAS GOVERNAMENTAIS
A ideia do Governo é que a reforma tributária unifique contribuições do PIS/Pasep incidente sobre receitas governamentais, cobrada das empresas, mas que o destino desses recursos continue sendo o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e o financiamento de programas de desenvolvimento econômico por meio do BNDES.

COMO SERÁ A TRANSIÇÃO PARA O INÍCIO DA VIGÊNCIA DA CBS
A transição entre a aprovação pelo Congresso Nacional da Lei que instituir a CBS e o início de sua vigência entrará em vigor 6 meses após sua publicação.

COMO FUNCIONA A COBRANÇA DA CBS
A CBS incide sobre todas as vendas de bens e serviços feitas por pessoas jurídicas nacionais e também sobre a importação.

NOVO IMPOSTO
A criação de um imposto sobre operações financeiras digitais é a proposta de Paulo Guedes para que a União não perca arrecadação com a desoneração da folha de salários. Chamada de nova CPMF, o imposto incidiria sobre operações realizadas por meio de cartões de crédito, aplicativos e transferências,
por exemplo.

DISCUSSÃO
Como ainda não foram apresentados, os projetos carecem de detalhes. Mas a antipatia à nova tributação já foi explanada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Os deputados querem que o imposto, regressivo, não impacte os mais pobres, que usam maior parte da renda
no consumo.

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu2 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias3 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias3 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias3 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu4 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias4 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias4 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas4 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias5 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias5 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias5 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos5 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades5 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia5 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias5 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo5 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu6 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil6 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias2 semanas atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.