Iguatu
Com saída de cubanos, Iguatu perde 65% dos médicos do município
A maior unidade de saúde do município possuía três médicos, sendo dois deles cubanos.
Iguatu, a maior cidade do Centro-Sul do Ceará, vai perder 19 profissionais de saúde com a saída de cubanos do Programa Mais Médicos. A maior unidade de saúde do município possuía três médicos, sendo dois deles cubanos, e uma brasileira, que está de férias.
O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou que não iria manter o programa com pagamento ao governo cubano, que fica com 70% do salários dos médicos do país. Com a mudança, Cuba anunciou a saída do programa.
Ao todo 118 cidades cearenses são beneficiadas pelo programa. Para a Secretaria de Saúde de Iguatu, a saída dos cubanos do programa é algo negativo.
“A gente precisa criar toda uma logística pra que as pessoas tenham seu atendimento garantido pelas outras unidades básicas ou outros equipamentos como UPA e Hospital Regional”, afirmou a coordenadora da Atenção Básica do município, Edjalma Araújo.
Uma mãe que procurava atendimento para o filho de 10 meses em uma UPA do Bairro Flores também lamentou a saída dos profissionais. “Acho muito triste. A gente era super bem atendido, tinha paciência com a gente, era carinhoso. Agora a gente tem esperar sem saber nem quando vai ser atendido”, comentou.
Novo edital
Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou a assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais.
Em 14 de novembro, o governo de Cuba anunciou a decisão de sair do programa social, citando “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil.
Um novo edital do programa foi aberto em todo o país, e publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (20), oferecendo 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 áreas indígenas, antes ocupadas por médicos cubanos. As vagas são para profissionais brasileiros e estrangeiros que tenham registro no CRM do Brasil.
Fonte: G1
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

