Artigo

Coluna: Mais Economia

Published

on

+ECONOMIA!

Olá leitor! Espero que esteja bem. Eu me chamo Davi Lucena, sou o mais novo colunista e analista de Economia Regional da sua rádio, tv e portal. Sou estudante de Ciências Econômicas, com experiência na elaboração de pesquisas sobre os setores de Agricultura, Indústria, Comércio e Serviços. A partir de agora estaremos dando início a um novo quadro na Mais FM, uma programação semanal, dividida em temporadas, primeiro expondo a economia do Estado, do Centro sul e dos munícipios. Que quadro é esse e pra que serviria? Vamos entender um pouco nosso objetivo.

Infelizmente, é uma realidade já bem clara que a sociedade como um todo não consegue alcançar o nível de informação suficiente para deixar suas opiniões mais fundamentadas, ou até se chegar a novas concepções em relação à Economia. Geralmente, as universidades, que produzem bastante conhecimento e são fundamentais para o nosso desenvolvimento econômico, acabam ficando afastadas da massa mais popular do povo, devido aos termos técnicos e o direcionamento mais acadêmico de seus trabalhos e de sua comunicação. Com o objetivo de superar esse obstáculo, a Mais FM começa um novo quadro: +Economia, que visa a democratização da informação.

A educação pública de base do Ceará se mostra hoje como uma referência nacional. Em 2019 o Ensino Fundamental obteve uma pontuação de 5,2 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), segundo dados oficiais do Governo do Estado do Ceará, superando a meta que era de 4,6, sendo o melhor resultado do país. No Ensino Médio, a rede pública cearense saiu de 3,8, em 2017, para 4,4 em 2019. Outro resultado expressivo desses avanços se mostrou no ano passado, em que o Ceará registrou 18 municípios entre os 20 do país com maiores notas no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB).

Além desses ótimos resultados obtidos pela rede básica de educação pública do Ceará, é notável a expansão do ensino superior no estado. Atualmente são 16 municípios com ensino superior disponível e, segundo o Governo do estado, esse número será ampliado para 23 municípios, um crescimento de 44%. Essas informações são muito animadoras, mas o desafio de romper as paredes e a bolha acadêmica ainda persiste. Afinal, é a massa da sociedade, é o conhecimento popular e a cultura de convivência que molda a demanda, desenha a oferta e define a economia regional. Além disse, no campo político, a decisão democrática está na mão da maioria, que não está dentro das universidades e geralmente não entende que os acadêmicos estão falando.

DEMOCRATIZAR A INFORMAÇÃO COM A POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO TÉCNICO DA CIÊNCIA ECONÔMICA.

Com o objetivo principal de levar conhecimento técnico sobre a formação e desenvolvimento econômico dos municípios do Centro Sul cearense, é que se inicia o novo quadro +Economia, uma programação na Rádio Mais FM com uma série de observações, por município e tema, expondo tanto as características dos fatores econômicos dos municípios, como o significado relativo de cada fator. Traduzindo: o quadro irá trazer ao (a) ouvinte e leitor(a) das colunas, uma visão mais especializada, com dados oficiais e exposição dos fatos mais importantes para a compreensão da economia dos municípios do Centro Sul, sem perder a essência didática e simples, assim trazendo a democratização da informação com a popularização do conhecimento técnico da Ciência Econômica na região. Ao consumir essa nova programação, o(a) ouvinte e/ou leitor(a) será instruído pelos fatos concretos, podendo evoluir e tonar sua opinião mais qualificada em relação à economia e política local.

No próximo encontro: Iremos discutir e entender o que é de fato a Economia e o que representa o desenvolvimento econômico. O leitor irá compreender os mitos e fatos da Ciência Econômica, de forma simples e direta.

*Por Davi Lucena, analista de Economia.

EM ALTA

Sair da versão mobile