Brasil
CNJ autorizou que agora cartórios possam fazer divórcios, inventários e até partilha de bens
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu que procedimentos como divórcios, inventários e partilha de bens agora podem ser realizados em cartório, sem a necessidade de um juiz. Essa medida visa reduzir a quantidade de processos desse tipo no Brasil, que atualmente somam 80 milhões aguardando decisão judicial.
Anteriormente, os tabelionatos de nota só podiam lidar com casos que não envolvessem menores de idade ou incapazes, mas essa restrição será eliminada. Com a nova regra aprovada pelo CNJ, casais com filhos ou adolescentes poderão se divorciar em cartório, desde que haja consenso. No entanto, questões como guarda, visitação e pensão alimentícia ainda precisarão da aprovação da Justiça.
No caso de inventários com herdeiros menores de idade ou incapazes, o cartório deverá submeter o caso à análise do Ministério Público. Se a divisão for considerada injusta, o processo será encaminhado ao judiciário. O tabelião só poderá prosseguir com casos em que não haja divergência entre as partes.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

