Iguatu

Chuva inunda Hospital Regional de Iguatu; município se pronuncia sobre o caso

Published

on

O temporal acompanhada de chuva de granizo, fortes vento, raios e trovões ainda repercute e deixa prejuízos. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra que o Hospital Regional de Iguatu (HRI) também sofreu com as consequências do fenômeno da segunda-feira, 12.

Árvores, outdoors, placas caídas, tetos de concessionária desabados e constante falta de energia elétrica estiveram entre os prejuízos relatados. No maior hospital público da região centro-sul, alguns pacientes que estavam na sala de espera receberam atendimento em meio a goteiras. A água molhou luminárias e formou poças no local. Segundo a assessoria de imprensa os atendimentos no próprio dia do acontecido e para ressaltante dos dias estão mantidos, já que não houve qualquer prejuízo à estrutura de equipamentos.

Conforme a Fundação Cearense de Recursos Hídricos (FUNCEME), Iguatu registrou naquele dia a precipitação de 62 mm. Com chuvas em 78 cidades, a cidade de Morrinhos com a que teve o maior volume com 132mm. A direção do Hospital confirmou que alguns setores do pronto socorro apresentaram infiltrações e goteiras. Disse ainda que ao longo da semana toda a equipe de manutenção está nos telhados fazendo limpeza das calhas, que são estreitas, e revisando as telhas de alguns setores que têm pouca queda dá água e nas chuvas mais fortes acabam se prejudicando.

O gestor da cidade usou suas redes sociais para explicar a situação. “Lamentavelmente, parte do telhado do hospital foi arrancado causando transtornos na parte interna do equipamento, inclusive molhando dois pacientes. Graças a Deus nada de grave aconteceu com eles. A nossa equipe através do secretário da Saúde, Dr. Marcelo Sobreira já envidou os esforços necessários para corrigir os problemas. A estrutura do hospital tem mais de 20 anos e não aguentou as rajadas de vento que tinha uma velocidade surpreendente”, disse Ednaldo Lavor (PDT) em sua página no facebook.

Nas imagens do vídeo de um pouco mais de um minuto mostra dois pacientes molhados. Conforme o secretário de saúde, eles não sofreram maiores agravamento de suas enfermidades. “Eles dois foram transferidos para os setores um e dois onde no momento tinha mais de 100 pacientes e nenhum deles tiveram qualquer tipo de problema. O que houve foi uma falha da equipe do setor três que não agiram de forma rápida ao ocorrido evitando que eles fossem molhados”, justificou Marcelo.

O secretário reconheceu também que estrutura da unidade é deficitária. “O HRI é um hospital importante para região nesse período de carnaval tivemos 700 atendimentos, 20 cirurgias e partos. A estrutura não estava passando, por reformas nessas últimas décadas, iniciamos algumas intervenções em 2017 e daremos sequência nesse ano. O setor de engenharia realiza as correções necessárias pra que um fato desse tipo não volte a ocorrer nesse curto espaço de tempo”, disse.

Segundo o Centro de Meteorologia do Ceará às chuvas devem continuar nos próximos dias de forma intermitente em todo o estado. “Ao longo do dia, nebulosidade variável com chuva em todas as regiões”, informou o órgão por meio de seu portal.

 

EM ALTA

Sair da versão mobile