Noticias
China descobre evidências de água líquida em Marte
Um artigo publicado na sexta-feira (28) na revista científica Science Advances descreve uma descoberta incrível feita pelo rover chinês Zhurong, que passou pouco mais de um ano explorando a superfície de Marte – até entrar em estado de hibernação, em maio de 2022.
Embora os cientistas já tenham encontrado muitos indícios de água congelada, a atmosfera incrivelmente fina de Marte torna quase impossível a existência de água líquida por lá. No entanto, segundo os autores do novo estudo, o rover pode ter encontrado evidências de água líquida em baixas latitudes do planeta, onde as temperaturas são relativamente quentes e mais adequadas para a vida.
A equipe liderada por Xiaoguang Qin, professor de geofísica da Academia Chinesa de Ciências, descobriu que a água líquida também pode existir em altitudes mais baixas.
Dados de três dos instrumentos científicos de Zhurong, que foram encarregados de analisar as características da superfície e a composição das dunas marcianas, sugerem que sua camada superficial é rica em sulfatos hidratados e sílica, bem como minerais óxidos. Esse sal permite que o gelo ou a neve derretam a temperaturas mais baixas.
-
Iguatu2 semanas atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Mundo2 semanas atrásSenado dos Estados Unidos barra proposta para restringir poderes de Donald Trump na guerra contra o Irã
-
Noticias2 semanas atrásCâmara aprovou projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em redes de supermercados
-
Noticias2 semanas atrásEstudo alerta para risco de desaparecimento de espécie exclusiva do Cariri cearense
-
Ceará2 semanas atrásCeará registrou chuvas em mais de 110 municípios no intervalo de 24 horas
-
Noticias2 semanas atrásBolão registrado em Eusébio leva prêmio de R$ 158 milhões na Mega-Sena
-
Noticias2 semanas atrásCeará ocupa a 3ª posição no Nordeste em número de cidades com shopping centers
-
Noticias1 semana atrásMP de Iguatu pede investigação policial sobre fundição após novas denúncias de moradores em Iguatu

