Regional
Centro-Sul teve maior concentração de chuvas
[caption id="attachment_2607" align="alignleft" width="600"]
Com a terra molhada, agricultor do distrito de Barreiras, em Iguatu, faz o plantio do milho, com a esperança de que as chuvas se prolongarão no próximo mês. Na madrugada de ontem, a região obteve as maiores precipitações FOTO: HONÓRIO BARBOSA[/caption]As precipitações de ontem ocorreram em 118 cidades, conforme monitoramento diário realizado pela Funceme. Voltou a chover em várias regiões do Ceará na madrugada de ontem. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) foram registradas precipitações em 118 municípios.

Com a terra molhada, agricultor do distrito de Barreiras, em Iguatu, faz o plantio do milho, com a esperança de que as chuvas se prolongarão no próximo mês. Na madrugada de ontem, a região obteve as maiores precipitações FOTO: HONÓRIO BARBOSA
A maior concentração ocorreu na região Centro-Sul do Estado. Em Cedro e Jucás a pluviometria chegou a 71 mm. Em Orós, choveu 62 mm, em Cariús, 59mm, e em Iguatu, na localidade de Quixoá, 57mm.
A Funceme mantém o prognóstico de que a quadra chuvosa, que compreende o período de fevereiro a maio, no Ceará, terá pluviometria abaixo da média histórica. “A nossa previsão não mudou e precisamos avaliar no período total”, disse o meteorologista José Maria Brabo. “Essas chuvas dos últimos dias favorecem o acúmulo de água em pequenos reservatórios e o crescimento de cultivo de subsistência no sertão”.
Brabo informou que para este fim de semana permanece o quadro de ocorrência de chuvas isoladas no Interior. “A tendência é mais favorável para as regiões Centro e Norte com maior concentração e nas demais áreas chuvas isoladas”, frisou. “A previsão é atualizada de 12 em 12 horas e esses modelos meteorológicos que estão atuando sobre o Estado e provocando precipitações sofrem rápidas mudanças”, salientou.
Desde o dia 19 de março passado que há registro de chuvas em várias regiões do Estado, mas houve maior intensidade a partir da segunda quinzena deste mês. De acordo com Brabo, as chuvas da madrugada de ontem foram decorrentes de influência de uma “banda” da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema causador de precipitações no Ceará, favorecida por leve aquecimento das águas superficiais do Oceano Atlântico abaixo do Equador.
Fonte: Diario do Nordeste
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

