Ceará
Cearense que monta ossadas animais tem uma das profissões mais raras do mundo
A cada ano cerca de 80 baleias jubartes encalham nas areias do litoral do Nordeste. Parte desses animais se tornam o material do trabalho de Antônio Carlos Amâncio, que desenvolve uma das profissões mais raras do planeta: a osteomontagem, a montagem de ossos que dá forma a animais.
Muitas baleias não resistem à grande travessia na migração anual que pode chegar a 20 mil quilômetros de ida e volta, do local de alimentação – perto da Antártida – até as águas quentes do litoral nordestino, em uma viagem para o acasalamento. O mesmo ocorre com os peixes-bois marinhos que são capturados pelos humanos. Apesar de estarem ameaçados de extinção, são presas fáceis, pois se enroscam nas redes de pesca.
Quando encontrados com vida, são levados para a organização não governamental Aquasis, em Iparana, na Grande Fortaleza, onde são cuidados e em seguida são devolvidos ao mar. Os que não resistem, são estudados e, em um segundo momento, têm o esqueleto montado para exposições e estudos.
Esse trabalho de montagem é feito pelo biólogo cearense Antônio Carlos Amâncio. “Fui convidado para fazer um minicurso de montagem de um pequeno golfinho aqui no Aquasis e comecei a ver que tinha uma habilidade diferenciada para trabalhar com essa questão da osteologia, da osteomontagem”, conta.
“Eu tive que estudar bastante, mas na verdade o que eu descobri foi um dom especial ao compreender a anatomia desses animais e conseguir fazer a estruturação do esqueleto e deixar ele montado para exposição”. Para a montagem de um peixe-boi marinho, por exemplo, Amâncio gasta de três a quatro dias em um trabalho meticuloso, onde não pode haver erros.
Unindo peça por peça, Amâncio vai montando o esqueleto: cada osso tem de se encaixar à estrutura original do animal. “Para fazer essa sequência lógica é preciso olhar algumas estruturas das vértebras, a estrutura do corpo para encontrar a sequência perfeita porque senão, no final, vai dar erro”. Primeiro é formada a coluna vertebral. Depois, são montadas as costelas dos dois lados do corpo. Um peixe-boi marinho tem de 16 a 18 pares de costelas.
Trabalho admirado
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/c/A/cX8whfQYGAUinGEzDbUw/montagem3.jpg)
No Aquasis há um peixe-boi marinho montado por Amâncio de forma artesanal. Através da arte do biólogo, muitos animais marinhos são reconstruídos e expostos para estudos e admiração. Na Seara da Ciência, da Universidade Federal do Ceará (UFC), o osteomontador refez a ossada de uma baleia cachalote.
“Essa baleia cachalote, de cerca de nove meses de comprimento, encalhou na praia de Mundaú, no litoral oeste do Ceará, em 2009. Em 2010 a gente recuperou esse esqueleto, enterrou ele até estar pronto para montar – demorou mais de um ano sendo preparado – e aí conseguimos montar todo o esqueleto em 2012”, conta.
No museu aquático do Rio de Janeiro, o esqueleto de uma baleia montado por Amâncio teve, nos primeiros 10 meses após a inauguração do AquaRio, a visita de mais de um milhão de pessoas. Através da arte, do dom natural de exercer profissão tão rara, se tornou possível a reconstituição das maioria dos mamíferos aquáticos do planeta.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/2/5/7KHdmvSJa1wvaiyBBcWw/montagem.jpg)
Baleia Jubarte em exposição no Aquasis foi montada por Amâncio (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu6 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias1 semana atrásCâmara aprovou projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em redes de supermercados
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

