Ceará
Cearense desenvolve técnica inovadora para comunicação de pessoas com paralisia cerebral através do piscar de olhos

Pessoas com limitações de fala, mesmo que temporárias, enfrentam várias barreiras para se comunicar. Pensando nesse público, uma pesquisa no Ceará desenvolveu um sistema inovador que permite “escrever com o piscar dos olhos” usando ondas cerebrais. A iniciativa venceu um prêmio internacional e pode ser integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto “Blinktalk” (pisque e fale) recebeu o Prêmio de Inovação em Engenharia Biomédica para o SUS e América Latina 2024, organizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB) e a empresa Boston Scientific, na categoria Startups. O anúncio foi feito na última semana, e a cerimônia de entrega será em dezembro, em São Paulo.
O sistema utiliza tecnologias de Neurotecnologia de forma não-invasiva, através de uma interface cérebro-computador. Isso permite que pessoas com paralisia cerebral, autismo ou casos graves de Covid-19 se comuniquem por meio de ondas cerebrais.
Com um eletroencefalograma portátil acoplado externamente à cabeça, a interface cérebro-computador permite que a mente do usuário guie cursores de teclados virtuais pelo piscar dos olhos, possibilitando a escrita no computador.
“O principal resultado é a possibilidade de expressar o que se sente ou necessita. Você dá autonomia para a pessoa se comunicar no dia a dia, para que tenha acesso a informações e serviços de forma mais digna, sem uma necessidade maior de suporte”, explica Paulo Victor Loureiro, físico e doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), idealizador do Blinktalk. Ele também é fundador da startup BiotechTEA, que desenvolve soluções em tecnologias assistivas para a neurorreabilitação e comunicação alternativa com a interface.
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025
-
Iguatu3 dias atrás
ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada
-
Iguatu2 dias atrás
Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu
-
Iguatu3 dias atrás
Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses
-
Noticias4 dias atrás
Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará
-
Noticias4 dias atrás
Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda