Conecte-se conosco

Ceará

Ceará tem 700 mil jovens que não estudam, não trabalham e não procuram emprego

Publicado

on

A primeira negação é a do nome – a identificação, o ser completo – por estar em uma área de vulnerabilidade social; outras negações vêm a partir daí: M. tem 25 anos, quatro filhos, a morte da mãe alcoólatra “afogada” em uma fossa e a memória do abuso sexual que sofreu do pai, mora em uma vila localizada na rua de terra sem saneamento, no Grande Bom Jardim, é cercada pelo nada dos terrenos baldios e do tempo que morou em abrigo. M. abandonou ainda a escola, na sétima série, e a sobrevivência é o sim que ela própria se dá: trabalhou como faxineira; fez marmitas, sequilhos e lanches; refez-se empregada doméstica; hoje; “negocia” eletrodomésticos seminovos. E até curar a crise intestinal de um dos filhos, M. adiou o sonho de montar um churrasquinho na esquina da vila.

A história essencial de M., contada por ela, é a extensão de uma pesquisa que faz uma ponte até o viver e o querer das juventudes que políticas públicas de inserção no mercado de trabalho ainda não alcançam. “Eles dizem não ao não” retrata pessoas entre 16 e 29 anos, do Grande Bom Jardim – periferia configurada como o quarto bairro mais vulnerável de Fortaleza e onde a juventude é a maior parcela de moradores (60%) – , que nem estudam, nem trabalham de maneira formal e nem estão procurando emprego, conhecidas como a Geração N: um universo de quase 700 mil jovens no Estado, segundo espelha o estudo.

A pesquisa foi encomendada pelo Instituto Dragão do Mar ao Laboratório das Artes e das Juventudes da Universidade Federal do Ceará (Lajus/UFC) e em parceria com o Instituto Oca. Cerca de 22% dos jovens moradores do Grande Bom Jardim nem estudam e nem trabalham (“nem, nem”); outros 14,4% nem estudam, nem trabalham e nem estão procurando emprego (“nem, nem, nem”). As mulheres são desse público, em relação aos homens, destaca a pesquisa.

Aproximando-se desse território, o estudo do Lajus/UFC entrevistou 150 pessoas, entre setembro e outubro de 2018: 54,4% dos entrevistados se identificam como jovens “nem, nem” e 45,6% como “nem, nem, nem”. Um dos dados que chamam a atenção revela que 47% dos jovens “nem-nem-nem” têm o fundamental incompleto. A baixa escolaridade impacta nas oportunidades de trabalho. A maior parte dessa Geração N local – 66,6% – é do gênero feminino e se reconhece parda ou preta – 79,33%.

O estudo chega às juventudes da periferia pelo mesmo caminho da vulnerabilidade social que as violências alcançam esses jovens. Um desafio inicial da equipe de sociólogos e antropólogos pesquisadores “foi o de transpor distâncias, desconfianças, recusas e assim ultrapassar abismos que parecem lançar essas/esses jovens para territórios inacessíveis, que se forjam de costas para as instituições e interlocutores ‘formais'”, descreve a socióloga Glória Diógenes, coordenadora do Lajus/UFC. Conduzidos por lideranças locais, pelo respeito e pela escuta, foi preciso ir até as fronteiras de vidas esgarçadas por negações de direitos e acuadas por medos cotidianos.

“Entre 2014 e 2018, o número desses jovens triplicou. O que é esse afastamento do mercado de trabalho e da escola? Fomos buscar as razões”, aponta Glória. Um dos pontos de chegada, ela demarca, é o desejo que os jovens da Geração N têm de trabalhar no que imaginam e não no que políticas públicas distantes oferecem a eles. E de cuidar uns dos outros – dos filhos, dos pais – como ainda não foram cuidados. “Que essa pesquisa possa avivar os sonhos, que esses sonhos possam ser traduzidos e ganhar lugar nas políticas públicas e nas escolas”, ecoa a socióloga.

Para a pesquisa “Eles dizem não ao não”, foram entrevistados jovens dos bairros Bom Jardim, Canindezinho, Granja Lisboa, Granja Portugal, Jardim Jatobá, Santa Cecília, Santo Amaro e São Vicente. Na região do Grande Bom Jardim, mora 8,33% da população de Fortaleza, considerou o estudo.

Fonte: O Povo

Continue lendo

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu46 minutos atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu11 horas atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias13 horas atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias13 horas atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos16 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias21 horas atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias21 horas atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias21 horas atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos24 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias5 dias atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu5 dias atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu5 dias atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias5 dias atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias5 dias atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará6 dias atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo6 dias atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia6 dias atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu7 dias atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias1 semana atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

Noticias1 semana atrás

Homem morre atropelado por carreta em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Homem morre vítima de choque elétrico em Jucás

Noticias1 semana atrás

Idosa de 86 anos foi resgatada em área isolada de Acopiara/CE

Noticias1 semana atrás

Mais de 136 mil eleitores no Ceará correm o risco de ter o título de eleitor cancelado

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025

Iguatu1 semana atrás

Justiça Eleitoral de Iguatu declara inelegíveis Rafael Francelino, Antônio Bandeira Junior e Ednaldo de Lavor por abuso de poder em 2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.