Ceará

Ceará é o estado do Nordeste com mais pedestres internados por acidente de trânsito

Published

on

De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o Ceará é o estado do Nordeste com o maior número de pedestres internados devido a atropelamentos. Em 2023, foram registrados 915 pedestres internados, uma redução de 10% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 1.024.

Em nível nacional, o Ceará fica atrás apenas de Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro em termos de número de pedestres internados.

Embora tenha havido uma diminuição nas internações de pedestres nas faixas etárias mais jovens, há um aumento preocupante nas faixas etárias mais avançadas. O aumento nas internações entre indivíduos de 60 a 69 anos foi particularmente notável, com um aumento de 37,9% de 2022 para 2023.

As faixas etárias dos 70 aos 79 anos e dos 80 anos ou mais também apresentaram aumentos significativos. Isso sugere que os idosos estão entre os mais vulneráveis a acidentes de trânsito e que mais atenção deve ser dada à segurança dos pedestres nesta faixa etária.

Entre os jovens e adultos, houve aumentos nas internações em várias faixas etárias. O aumento nas internações reflete um problema maior, segundo avaliação da Abramet, indicando que as condições para pedestres no Brasil podem estar se deteriorando.

Antônio Meira, presidente da Abramet, destacou a necessidade urgente de melhorar a segurança no trânsito e proteger os pedestres, especialmente em regiões que apresentaram aumento significativo de casos. Ele afirmou que os números são um sinal de alerta e que é fundamental melhorar as infraestruturas de trânsito e implementar políticas efetivas para prevenir acidentes e reduzir esses índices alarmantes.

EM ALTA

Sair da versão mobile