Ceará

Ceará disponibiliza resultado de exame de Covid-19 pela internet

Published

on

Os resultados dos exames laboratoriais para Covid-19 realizados nas unidades da rede pública podem ser acompanhados pela plataforma Saúde Digital. A plataforma permite ainda que os gestores acompanhem a situação da população afetada nos municípios. A declaração online é informativa e não substitui o laudo médico.

Para ter acesso ao exame, o usuário deve entrar no site da Secretaria da Saúde do Ceará. Confira o passo a passo:

-no site, o sistema exibirá uma nova tela em que há o espaço para o acesso do cidadão;
-ao clicar, será pedido o primeiro nome do solicitante e a data de nascimento;
-a validação dos dados será confirmada por meio do nome completo do usuário, primeiro nome da mãe e a unidade de atendimento, local em que o exame foi coletado.

Laboratórios credenciados

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública estadual, são habilitados para realizar o diagnóstico laboratorial da doença. Quase 37 mil exames de biologia molecular foram realizados no estado, segundo a mais recente atualização de dados do IntegraSUS. A rede pública é responsável por 25.679 deste total.

Informatização

“O Saúde Digital dará empoderamento ao cidadão para que ele tenha acesso ao resultado do exame para Covid-19. A gente tira de um sistema fechado para um acesso mais fácil, em que o usuário pode acessar a qualquer momento esse resultado”, ressalta a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde, Magda Almeida.

O sistema também é importante para a vigilância epidemiológica. “Neste espaço, os gestores poderão acompanhar a situação dos exames da sua população, possibilitando um melhor planejamento das ações nos municípios e regiões de saúde”, reforça Magda Almeida.

Os exames laboratoriais da rede pública são armazenados no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (Gal), do Ministério da Saúde (MS), que tem o acesso restrito. “A equipe transformou os dados para disponibilizar as informações para o cidadão e gestores. É um passo importante na Plataforma de Modernização da Sesa”, enfatiza Magda Almeida.

Fonte: G1 CE

EM ALTA

Sair da versão mobile