Iguatu
Campanha Iguatu Rosa será lançada hoje
[caption id="attachment_7107" align="alignleft" width="700"]Técnica em radiologia Sra. Irene Fernandes manuseando o aparelho de mamografia do Hospital Regional de Iguatu (Foto: Daniela Lima)[/caption]Nessa segunda (07) será lançada no Complexo de Proteção e Assistência Social a Criança e Adolescente a campanha local “Iguatu Rosa”, baseada na Campanha Mundial “Outubro Rosa” a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Secretaria de Assistência Social e algumas entidades ingressam nesse trabalho.
Técnica em radiologia Sra. Irene Fernandes manuseando o aparelho de mamografia do Hospital Regional de Iguatu (Foto: Daniela Lima)
Momento da realização do exame de mamografia (Foto:Daniela Lima)
As atividades no município contam com: rodas de conversa para orientação sobre câncer de mama; exames das mamas; distribuição de folders informativos; exposição de materiais didáticos sobre o assunto; realização de exames clínicos e físico das mamas; rodas de conversas nas unidades de saúde; mutirão de mamografias e distribuição de laços rosa como símbolo oficial da campanha.
Entre 14 e 18 de outubro deste ano será desenvolvido um trabalho especializado dentro da prevenção ao Câncer de Mama em uma “Tenda da Saúde” na Praça da Criança de Iguatu pela manhã e tarde.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde serão realizados 300 exames de mamografias no mês corrente contemplando as cidades que compõem a 18ª Regional de Saúde do Estado do Ceará.
Em entrevista a Rádio Mais FM o setor de radiologia do Hospital Regional de Iguatu (único espaço público com mamógrafo na região) há 11 anos são realizados exames preventivos dessa natureza e é comum encontrar mulheres com até 60 anos de idade que nunca tenham passado por uma mamografia. Contudo, foi observado que algumas mulheres menores de 30 anos já buscam os exames quando têm casos de câncer na família.
A Doença
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
O câncer de mama é causado por alterações genéticas, estas alterações podem ser estimuladas por fatores ambientais como: tabagismo, o uso de hormônios (TRH – terapia de reposição hormonal), início da menstruarão em idade muito jovem, menopausa em idade mais tardia, menor numero de gravidez e gravidez em idade cada vez mais tardia, excesso de peso e ingestão de bebida alcoólica ou também por fatores genéticos.
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto, é importante ir ao médico.
Os exames mais comuns para detectar e acompanhar o câncer de mama são: mamografia; ressonância magnética; Ultra-sonografia ; Biópsia e ainda Teste genético.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

