Noticias
Camilo Santana se afastou temporariamente do Ministério da Educação para eleição no Senado
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), foi exonerado temporariamente do cargo para reassumir sua cadeira no Senado Federal durante a eleição da nova Mesa Diretora. O afastamento, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de quinta-feira (30), ocorre entre sábado (1º) e segunda-feira (3), quando o Congresso retoma as atividades. Outros nove ministros do governo Lula também se desligaram para participar do pleito.
No Senado Federal, cinco chapas disputam a presidência: Davi Alcolumbre (União-AP), Marcos Pontes (PL-SP), Soraya Thronicke (Podemos-MS), Marcos do Val (Podemos-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE), com Alcolumbre sendo o favorito. Na Câmara, os candidatos são Hugo Motta (Republicanos-PB) e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ). Para evitar conflitos internos, as ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas) não participaram do rodízio.
Esta não é a primeira vez que Camilo Santana reassume o mandato no Senado. Em janeiro de 2023, ele participou da eleição que reelegeu Rodrigo Pacheco (PSD-MG) antes de se licenciar novamente, deixando a vaga para a suplente, Augusta Brito (PT).
O retorno temporário de Camilo Santana ao Senado é parte de uma estratégia política para garantir a participação ativa dos ministros nas decisões importantes do Congresso. A expectativa é que, após a eleição da nova Mesa Diretora, ele retorne ao Ministério da Educação para continuar seu trabalho à frente da pasta.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Ceará2 semanas atrásNova reestruturação dos Correios pode provocar mudanças no serviço e nas agências do Ceará

