Connect with us
DINHEIRO
NA MÃO

Política

Camilo Santana descarta Casa Civil, anuncia saída do MEC em abril e reafirma apoio a Elmano em 2026

Publicado

on

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que deixará o comando do MEC em abril e descartou assumir a Casa Civil do governo Lula. A declaração põe fim às especulações sobre uma possível mudança de ministério e também sobre sua eventual candidatura ao governo do Ceará em 2026.

Camilo foi direto ao afirmar que não será candidato ao Palácio da Abolição e que o nome do PT para a disputa estadual já está definido:

— “Quero deixar muito claro que nosso candidato, o meu candidato a governador, chama-se Elmano de Freitas.”

Sobre a possibilidade de integrar a chapa presidencial como vice de Lula, Camilo disse que o tema ainda será tratado com o presidente:

— “Isso é uma coisa que eu ainda vou conversar com o presidente. Acho que ninguém pode ter projeto pessoal ou individual, mas temos até março para avaliar.”

O ministro acrescentou que, caso deixe o cargo, será para atuar na articulação política visando a reeleição de Lula e de Elmano, e não para disputar mandato:

— “De certa forma, a gente [no ministério] fica um pouco ausente do Estado.”

Camilo também fez questão de esclarecer que sua decisão de sair do Ministério da Educação não tem relação com pressões internas do PT para que ele substitua Elmano na disputa pelo governo do Ceará. Segundo ele, a saída já vinha sendo avaliada por razões políticas e estratégicas.

Dentro do PT, há preocupação com a possível candidatura de Ciro Gomes ao governo do Ceará. Camilo, no entanto, minimizou o impacto das pesquisas iniciais e citou exemplos recentes:

— “O Ciro foi três vezes candidato a presidente, foi governador, é natural que ele apareça bem nas pesquisas. Mas, pesquisa é retrato do momento.”

Ele lembrou que Evandro Leitão começou a campanha à Prefeitura de Fortaleza em 2024 com apenas 4% nas pesquisas e acabou eleito, assim como Elmano, que também iniciou atrás na corrida de 2022.

As declarações foram publicadas pelo jornal Valor Econômico e reorganizam o cenário político no Ceará, ao confirmar Elmano de Freitas como o candidato do PT em 2026 e afastar definitivamente Camilo Santana da disputa estadual.

EM ALTA

Rádio Ao Vivo – Mais FM Iguatu
Pronto para tocar
Baixar App