Brasil
Brasil tem a menor taxa de sindicalização em dez anos, diz IBGE

O IBGE divulgou, nesta quinta-feira (14), os dados sobre a sindicalização dos trabalhadores brasileiros em 2022. Segundo o instituto, o Brasil teve a menor taxa de sindicalização da década no ano passado.
A taxa de sindicalização é o percentual de trabalhadores ocupados que são filiados a algum sindicato. Em 2022, essa taxa foi de 9,5%, o que significa que apenas 8,4 milhões dos 88,4 milhões de trabalhadores ocupados eram sindicalizados.
O IBGE apontou que a taxa de sindicalização vem caindo desde 2013, quando era de 16,1%. Entre os fatores que explicam essa queda estão a redução do emprego formal, a reforma trabalhista de 2017 e a crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19.
O levantamento do IBGE mostrou também que a taxa de sindicalização varia conforme o sexo, a idade, a escolaridade, a cor ou raça, o setor de atividade e a categoria profissional dos trabalhadores. Em geral, as maiores taxas foram observadas entre os homens, os mais velhos, os mais escolarizados, os brancos, os servidores públicos e os professores.
-
Ceará7 dias atrás
Sob forte calor, cantor frita ovo no asfalto no Ceará: ‘Comi com baião de dois’
-
Noticias7 dias atrás
Superlua, Júpiter e Saturno iluminam o céu na sexta-feira
-
Ceará7 dias atrás
Ceará pode ter temperatura 5 °C acima da média em 75 cidades, diz Inmet
-
Brasil6 dias atrás
Consumo nos lares brasileiros cresce 2,58% no acumulado do ano
-
Brasil6 dias atrás
Anvisa autoriza ensaio clínico de terapia genética contra câncer no Brasil
-
Brasil7 dias atrás
Cinemas oferecem ingressos e pipoca a R$ 12 na Semana do Cinema