Brasil

Brasil tem 1,5 milhão de trabalhadores de aplicativos, diz IBGE

Published

on

Uma pesquisa inédita divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 25 de outubro revela que, no final do ano anterior, o Brasil contava com aproximadamente 1,5 milhão de profissionais atuando por meio de aplicativos de prestação de serviços. Essa categoria abrange motoristas, entregadores de alimentos e outros profissionais.

De acordo com o levantamento do IBGE, esse grupo de trabalhadores representava 1,7% da força de trabalho no setor privado, que totalizava 87,2 milhões de pessoas.

No âmbito dos trabalhadores que utilizam aplicativos para oferecer serviços, destacam-se motoristas, principalmente do sexo masculino, com idades entre 25 e 39 anos, e com educação no nível médio completo ou superior incompleto.

O estudo do IBGE também revela que quase metade dos profissionais que atuam por meio de aplicativos (47,2%) está envolvida no transporte particular de passageiros, excluindo táxis. Em termos absolutos, essa parcela corresponde a 704 mil motoristas. Em seguida, temos os trabalhadores que prestam serviços de entrega de comida e outros produtos, representando 39,5% do total, ou seja, 589 mil profissionais. Os motoristas de táxi constituem 13,9%, o que equivale a 207 mil pessoas, e os trabalhadores de aplicativos que oferecem serviços gerais ou profissionais representam 13,2%, com 197 mil indivíduos atuando nessa categoria.

EM ALTA

Sair da versão mobile