Ceará

Beneficiários reclamam de falta de atendimento para atualizar o Bolsa Família em Fortaleza

Published

on

Os locais de recadastramento do Bolsa Família em Fortaleza estiveram com longas filas nesta sexta-feira (18), último dia para atualizar o cadastro. Famílias reclamam que não estão conseguindo obter informações e atendimento para efetuar a renovação e temem perder o benefício.

“Só tem um funcionário para fazer cadastramento, renovação, pra tudo, é só uma pessoa”, reclama uma beneficiada. Conforme a denúncia dos moradores do entorno do Cras da Praia do Futuro, são entregues apenas cinco fichas de atendimento por dia na unidade.

“Quando eu chego, já tem 20 pessoas na minha frente e são só cinco fichas, só cinco pessoas”, reclama Maria Onélia. Ela conta que chega ainda na madrugada para tentar conseguir atendimento “arriscando a vida”, mas ainda não concluiu o recadastramento no programa.

Corte no benefício

Este ano, no Ceará, 42 mil pessoas deixaram de receber o benefício; 12 mil em Fortaleza. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Pessoal, a perda é devido a uma mudança no cadastro.

“As pessoas têm um prazo de dois anos para se recadastrar, para se atualizar, e muitos não fizeram; outros passaram a trabalhar com carteira assinada e perderam o benefício. Outras recebiam o Bolsa Família e o Serviço de Proteção Continuada. Diante de todo esse quadro, e cruzando informações no Ministério, foi necessário fazer uma reavaliação cadastral”, explica o secretário Elpídio Nogueira.

Ainda conforme o secretário, as pessoas que tiveram o benefício cortado por falha no cadastro, podem fazer a atualização para voltar a receber a verba distribuída pelo Governo Federal.

Documentos

O Programa Bolsa Família atende famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza caracterizadas pelo limite de renda de até 85 reais mensais por pessoa ou entre R$ 85,01 e R$ 170,00 mensais por pessoa, desde que tenham crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos.

A documentação necessária para fazer a revisão cadastral é cartão do Bolsa Família, RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de nascimento dos filhos, atestado de escolaridade, carteira de vacina da mãe e dependentes, e, no caso de gestante, cartão do pré-natal.

Fonte: G1

EM ALTA

Sair da versão mobile