Economia
Aumento salarial eleva custo da construção, que acumula alta de 7,75% em um ano
O Índice Nacional de Custo da Construção do Mercado (INCC-M) teve variação de 0,67% em abril, bem acima da taxa registrada em março (0,22%), acumulando alta de 2,04%, desde janeiro, e 7,75% em 12 meses.
O Índice Nacional de Custo da Construção do Mercado (INCC-M) teve variação de 0,67% em abril, bem acima da taxa registrada em março (0,22%), acumulando alta de 2,04%, desde janeiro, e 7,75% em 12 meses.
Os materiais, equipamentos e serviços subiram 0,93% ante 0,45%, atingindo alta de 6,88% em um ano. Já a mão de obra passou de 0,01% para 0,42% com correção de 8,58% em 12 meses.
A mão de obra mais cara reflete, principalmente, o aumento salarial no Rio de Janeiro e, em Salvador, na Bahia. Entre os materiais que mais tiveram reajustes estão os itens utilizados na estrutura das obras com as peças metálicas, alta de 13,19% em 12 meses e as de madeira (6,52%).
Das sete capitais onde é feita a pequisa, o índice médio da construção mais elevado foi constatado no Rio de Janeiro com alta no mês de 2,73% ante 0,18%. Nas demais localidades foram registradas as seguintes variações: Salvador (de 0,41% para 0,40%); Brasília (de 0,11% para 0,63%); Belo Horizonte (de 0,17% para 0,41%); Recife (de 0,24% para 0,20%); Porto Alegre (de 0,29% para 0,40%) e São Paulo (de 0,21% para 0,47%).
Fonte: Portal EBC
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu6 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias1 semana atrásCâmara aprovou projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em redes de supermercados
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

