Ceará
‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
A maior parte dos casos de feminicídio registrados no Brasil em 2024 teve como autor o companheiro ou ex-companheiro da vítima. Dados do Anuário da Segurança Pública de 2025 revelam que 60,7% dos crimes foram cometidos por parceiros atuais, enquanto 19,1% tiveram como autores ex-companheiros. O levantamento evidencia um padrão recorrente da violência de gênero no país, geralmente associada a relações afetivas e domésticas marcadas por ciclos de agressão que culminam na morte das mulheres.
As estatísticas também indicam que grande parte dos feminicídios ocorreu dentro da residência da vítima, ambiente onde elas costumam estar mais expostas e vulneráveis. Segundo os dados, o rompimento do relacionamento aparece como a motivação mais frequente para os crimes, reforçando o risco enfrentado por mulheres no contexto de separações ou tentativas de término.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que desenvolve ações de prevenção e acolhimento às vítimas de violência doméstica. De acordo com o órgão, por meio da Polícia Militar do Ceará, o Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV) atua diretamente nesse atendimento. A SSPDS destacou ainda que, entre janeiro e novembro de 2025, foram realizadas 68 prisões por crimes de feminicídio, considerando flagrantes e cumprimento de mandados judiciais. No mesmo período de 2024, foram contabilizadas 48 prisões, o que representa um aumento de 41,7%.
Outro dado que chama atenção é a idade das vítimas. Informações da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) apontam que mais de 40% das mulheres assassinadas no Ceará tinham menos de 30 anos. Especialistas indicam que a violência, muitas vezes, é naturalizada desde a infância, o que contribui para a permanência das vítimas em relacionamentos abusivos.
A reportagem procurou novamente a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social para comentar os dados mais recentes, mas não obteve retorno até o fechamento desta publicação.
-
Economia2 semanas atrásAplicativo do Will Bank fica indisponível para operações após liquidação
-
Iguatu1 semana atrásEXCLUSIVO! RELATÓRIO ARCE: Fiscalização aponta falhas graves no abastecimento de água e sucateamento do SAAE de Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásFunceme indica 40% de probabilidade de chuvas dentro da média no Ceará no primeiro trimestre
-
Iguatu2 semanas atrásSAAE de Iguatu gastará quase R$ 1 milhão por ano com contratados e repete prática já condenada pela Justiça
-
Iguatu2 semanas atrásSAAE estaria executando serviços de tapa-buracos sem respaldo legal em Iguatu
-
Ceará1 semana atrásOperação Arquimedes investiga suspeita de superfaturamento em compra de kits de matemática em Várzea Alegre
-
Educação2 semanas atrásProuni 2026 disponibiliza mais de 590 mil bolsas em universidades privadas
-
Educação2 semanas atrásLula oficializa reajuste de 5,4% no piso dos professores para 2026 por medida provisória

