AssuntosNet

ASSUNTOSNET: Segunda-feira histórica e marcante na política; Bolsonaro e Haddad no 2º turno

Published

on

Primeiro em quase todas as regiões, candidato do PSL volta a questionar urnas eletrônicas .Já o Petista Fernando Hadad fala em ‘unir os democratas do Brasil’ e fará visita a Lula na cadeia hoje. Terceiro colocado, Ciro se posiciona: ‘Ele não, sem dúvida’. Alckmin e Marina adiam definição .O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, venceu o primeiro turno com 46% dos votos válidos, 18 milhões de votos a mais que o segundo colocado, Fernando Haddad (PT), que obteve 29%. Os dois se enfrentarão no segundo turno, no próximo dia 28. Caciques saem do Senado.Na Câmara, PT e PSL têm as maiores bancadas. Este é o novo cenário politico pós eleição.

Aliados de Bolsonaro avançam no Congresso

O PSL, que elegeu apenas um deputado em 2014, passará a ter a 2.ª maior bancada da Câmara. Foram 51 cadeiras conquistadas, sendo 12 delas no Rio, reduto eleitoral de Bolsonaro. O partido só terá menos deputados que o PT, dono de 57 vagas.

Renovação no senado

De cada quatro senadores que tentaram a reeleição em 2018, três não conseguiram. Essa estatística marca a eleição mais surpreendente da história recente do Senado. No total, das 54 vagas em disputa neste ano, 46 serão ocupadas por novos nomes renovação de mais de 85%.

Camilo é reeleito para mais quatro anos de mandato

Com 79,9% dos votos, o petista é o governador mais bem votado da história do Ceará. Governador conseguiu 3,4 milhões de sufrágios. A “hegemonia” do grupo governista na política cearense se deve à “elasticidade” que tem de agregar lideranças das mais diversas correntes. Reeleito, Camilo diz que seu maior desafio será a Segurança Pública.

Cadeiras do senado

A eleição para o Senado revelou dois fatos históricos. Cid Gomes (PDT), com mais de 3,2 milhões de votos, obteve a maior votação da história para um congressista no Ceará. O segundo eleito, Luís Eduardo Girão (PROS), foi à surpresa do domingo de votação, desbancando o presidente do Senado, Eunício Oliveira, em uma disputa voto a voto até a apuração das últimas urnas. No primeiro pleito eleitoral do qual participou, Girão obteve 1,32 milhão de votos maioria de quase 12 mil votos.

Iguatuenses eleitos para o legislativo

A surpresa para o legislativo ficou a votação do estudante e youtuber André Fernandes (PSL). Estreante na politica tornou-se o campeã de votos e com 109.742 votos para o legislativo . Marcos Sobreira (PDT) e Agenor Neto (MDB) também foram eleitos. Outra surpresa foi na Câmara Federal , campeão da popularidade com a vitória do Capitão Wagner que obteve 303.593. Destaque também a votação do ex-vereador Nelho Bezerra (Pros) Bezerra que obteve 12.506 votos. Para analistas, o eleitorado cearense fez a sua parte, substituindo o material fatigado por um de fabricação recente. Espera-se, agora, que esse sangue possa ajudar na necessária reoxigenação do organismo político brasileiro.

Ficaram de fora

Dentre os 18 ex-ministros do presidente Michel Temer que se candidataram nas eleições de 2018, apenas 6 conseguiram se eleger neste domingo. Onze saíram derrotados; um ainda disputa o segundo turno para governo e Helder Barbalho.

Ceará ajuda a renovar o Congresso Nacional

Houve uma renovação na política cearense após a eleição de domingo, 7. Antigos parlamentares, como os deputados federais Raimundo Gomes de Matos e Danilo Forte, ambos do PSDB, e Chico Lopes, do PCdoB, por exemplo. Mas a bancada cearense no Congresso recebeu uma boa transfusão, ganhando sangue novo. No Senado, estarão as caras novas de Cid Gomes e Eduardo Girão. Substituirão José Pimentel e Eunício Oliveira, este surpreendentemente vencido no último minuto da prorrogação.

Pesquisas contrariam

Longas filas e algumas surpresas contrariaram as pesquisas , com a derrota de candidatos favoritos em alguns estados. A candidata Marina perdeu mais de 20 milhões e decepção do PSDB baixo do esperado com a candidatura Alckmin. Esperar para o dia 28 a conclusão das eleições 2018.

Abstenção atinge 20,3%, maior percentual desde 1998

Número significa que quase 30 milhões de eleitores que estavam aptos não compareceram às urnas. Maior colégio eleitoral do país, São Paulo teve aumento de 2 pontos percentuais nas abstenções. O Ceará saiu de 20,1% para 17,3%

EM ALTA

Sair da versão mobile