AssuntosNet

AssuntosNet: Por falta de presos, Suécia fecha quatro penitenciárias

A Suécia está passando por tamanha queda no número de prisioneiros, nos últimos dois anos, que as autoridades da Justiça do país decidiram fechar quatro prisões e um centro de detenção.

Published

on

A Suécia está passando por tamanha queda no número de prisioneiros, nos últimos dois anos, que as autoridades da Justiça do país decidiram fechar quatro prisões e um centro de detenção.

“Vimos um declínio extraordinário no número de detentos”, disse Nils Oberg, diretor de Serviços Penitenciários do país. “Agora temos a oportunidade de fechar parte de nossa infraestrutura”. Oberg declarou que, embora ninguém saiba ao certo por que caiu tanto o número de detentos, ele acredita que a abordagem liberal adotada pela Suécia quanto às prisões, com forte foco na reabilitação de prisioneiros, tenha influenciado o resultado. Os tribunais suecos vêm aplicando sentenças mais lenientes a delitos relacionados às drogas, depois de uma decisão do supremo tribunal do país em 2011, o que explica ao menos em parte a queda súbita no número de novos presidiários. De acordo com Oberg, em março deste ano havia 200 pessoas a menos servindo sentenças por crimes relacionados a drogas do que em março do ano passado. (Folha SP)

Holofotes neles

Ao contrário da Suécia, nas próximas horas o Brasil vai assistir às primeiras prisões de condenados no processo do mensalão. Cenas diferentes do cotidiano onde os protagonistas serão políticos e autoridades. 

Supremo determina prisão de condenados do mensalão

Mais de oito anos após a revelação do esquema de compra de apoios durante o governo Lula e um ano e três meses depois do início do julgamento do escândalo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), os ministros da Corte determinaram ontem a execução imediata das penas de 18 dos 25 réus condenados no processo.  Na lista estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT e deputado José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, além do delator do esquema, Roberto Jefferson, e do operador financeiro, Marcos Valério. Só não serão executadas já as penas para as quais ainda há embargos infringentes.

Aliados agem para adiar cassações

Uma estratégia das bancadas do PT e do PMDB na Câmara deve protelar o processo de cassação dos condenados à prisão no processo do mensalão. Os deputados decidiram apresentar emenda à PEC que põe fim ao voto secreto apenas para cassações de mandato. Se a emenda for aprovada, o projeto terá de passar por nova votação, sofrendo atraso de meses e até anos.

Proposta que irrita

Comenta-se na imprensa que existe proposta no congresso e TCU visando driblar a lei do teto salarial. A ideia é permitir ganhar acima do teto desde que os salários sejam de orçamentos de esferas distintas. Por exemplo: Um senador poderia somar este vencimento ao de governador aposentado. Um aposentado, que tem renda estadual poderia acumular com um salário na esfera federal. Nesse caso, receber acima do teto viraria uma regra. Irritante deve ser rejeitada.

Efeito dominó

Comenta-se nos bastidores que a presidente Dilma foi direta com os deputados aliados. Alertou que se for aprovado o piso salarial dos agentes comunitários da saúde, ninguém segura. E previu que depois virão pedidos de médicos, enfermeiros e policiais.

Servidores do Detran encerram greve e retornam às atividades

Em greve desde o dia 17 de outubro, os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) encerraram a greve em assembleia realizada nesta quarta-feira (13). Os funcionários devem retornar às atividades imediatamente nesta quinta-feira (14). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado do Ceará (Sindetran-Ce), o encerramento da paralisação se deve a uma proposta apresentada pelos deputados estaduais ainda nesta quarta. Eles intermediaram o diálogo entre sindicato e governo do Ceará.

Extinguir a polícia?

Esse negócio de acabar com a Polícia Militar em nome da desmilitarização é um absurdo. Na verdade, a instituição precisa é de condições dignas de trabalho para funcionar de forma eficiente. Para um analista, maus profissionais existem em toda categoria. Por que não acabam com certos privilégios na política, serviço público, sindicatos e outras entidades onerosas?

Luzes da cidade

O custo da iluminação pública nos municípios poderia ser reduzido em até 40% caso as luminárias utilizadas fossem trocadas por lâmpadas de LED, o que, após o retorno do investimento empregado, poderia gerar redução nas contas de energia aos clientes. No Interior, a troca de gestão de ativos elevará custos das cidades e poderá haver repasse ao consumidor.

Sonora Brasil traz cultura baiana ao Ceará

Durante este mês de novembro, o Sesc Ceará recebe apresentações do grupo “Raízes do Samba de Tocos”, dentro do circuito Norte, Nordeste e Centro-Oeste, da 16ª edição do projeto Sonora Brasil. O grupo se apresenta em eventos geralmente de caráter profano e festividades religiosas, principalmente as ligadas a São Cosme e São Damião. A apresentação em Iguatu será nesta quinta-feira (14) no Teatro do Sesc Iguatu na Rua Treze de Maio, 1130, a partir das 20h00, com entrada franca.

Acionar MP

A ideia é inovadora, típica de cidadania. Moradores do bairro Bugi estão mobilizados e pretendem acionar o Ministério Público para que o município agilize com infraestrutura para o bairro através da conclusão de  calçamento, melhoria de segurança e iluminação pública.

Futebol

Torcedor iguatuense não engoliu essa ideia de Iguatu desistir de participar do Campeonato Cearense de 2014. Como o amadorismo não decola, pode ser o fim do profissionalismo para o futebol em nosso município.

Natal Solidário

Rádio Mais FM e Fundação de Apoio ao Jovem de Iguatu (FAJI) recebem doações para o I Natal Solidário de Iguatu. A campanha idealizada pela Promotoria de Iguatu reuni vários parceiros como Sesc, Paróquias,Escolas, OAB e CDL de Iguatu. As doações em dinheiro podem ser efetuadas na agência da Caixa Federal através da conta 0613.0013.002528-0

*Silvani Soares é bancário e radialista

EM ALTA

Sair da versão mobile