Noticias
Após escassez recorde, usinas hidrelétricas começam a abrir comportas
Superada a pior escassez hídrica da história, usinas hidrelétricas em várias regiões do País começaram a abrir suas comportas desde a última semana.

O Ministério de Minas e Energia acionou o plano de controle de cheias e abertura de comportas em muitas bacias, devido à recuperação significativa dos níveis dos principais reservatórios, que já superam 60% de armazenamento neste mês de janeiro.
Com a ocorrência de chuvas acima da média em algumas áreas do Brasil, os níveis têm aumentado rapidamente, sendo necessário acionar planos de controle de cheias e escoamento em muitas bacias.
Houve abertura de comportas nas usinas do rio Madeira, no complexo Belo Monte, e nas bacias do rio São Francisco e do Rio Grande. Para os próximos dias é esperado o início dessas operações também na Hidrelétrica de Tucuruí. Na usina de Itaipu Binacional, as comportas da calha esquerda foram abertas neste sábado.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, essas operações ocorrem por dois fatores principais: garantir a segurança das barragens, quando o volume dos reservatórios chega aos patamares máximos, e redução da demanda de energia.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema, a ocorrência de “temperaturas mais amenas em janeiro nas capitais do Sudeste, Centro-Oeste e do Sul” é um dos fatores que podem explicar a redução da demanda por energia nessas regiões
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

