Ceará
Após a última rodada, o Nordeste alcança recorde histórico de clubes no Brasileirão 2025
Após a última rodada do Brasileirão, o Nordeste garantiu um recorde histórico de clubes na edição de 2025.
Após a última rodada do Brasileirão, o Nordeste garantiu um recorde histórico de clubes na edição de 2025, com um número inédito de cinco equipes da região classificadas: Fortaleza, Bahia, Vitória, Sport e Ceará.
Os dois últimos conquistaram o acesso na Série B, encerrada no mês passado. Na primeira divisão, o Vitória corria risco de rebaixamento até a rodada final, quando superou o Fortaleza por 2 a 0, em casa. Os três pontos garantiram matematicamente a presença do time baiano na Série A de 2025.
Assim, o Nordeste será a segunda região do país com mais clubes na elite nacional, atrás apenas do Sudeste, que conta com nove clubes. Desde 2003, quando o Brasileirão adotou o formato de pontos corridos, o Nordeste sempre teve ao menos um representante. O recorde anterior era de quatro equipes, em 2018 (Ceará, Bahia, Sport e Vitória), 2019 (Bahia, Ceará, CSA e Fortaleza), 2020 (Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport) e 2021 (Fortaleza, Bahia, Ceará e Sport).
“A geopolítica esportiva do futebol no Brasil está mudando. Ter 25% dos clubes da elite do futebol na região é algo a ser exaltado. Estamos falando de uma região extremamente populosa, com atrações além do esporte, como o turismo. E de torcidas de massa, que lotam seus estádios e respiram futebol 24 horas por dia. Acredito que é um momento inédito a ser celebrado, mas que também deve ser de reflexão para o futuro,” diz o presidente do Sport, Yuri Romão.
Para o dirigente, os clubes da região precisam buscar agora um nível mais elevado de profissionalização para se manterem na elite. “É preciso que tanto os clubes quanto as federações estejam preparados para esse momento. Não adianta só os clubes se profissionalizarem. E pensando no curto e médio prazo, vejo com clareza que nenhum clube do Nordeste conseguirá sobreviver dentro desse novo ambiente do futebol brasileiro sem um parceiro financeiro ao lado, por meio de um instrumento jurídico que é a SAF,” afirmou.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

