Noticias

Aplicativo do Ministério da Saúde receita cloroquina como tratamento precoce contra Covid-19 até para recém-nascidos

Published

on

O aplicativo TrateCOV, lançado pelo Ministério da Saúde (MS), para orientar médicos no tratamento contra a Covid-19, recomenda uso de antibióticos e cloroquina, ivermectina e outros medicamentos para náuseas, diarreia, fadiga e dor de cabeça como “tratamento precoce” da doença. O tratamento indicado pela ferramenta inclui a cloroquina que, conforme estudos, não funciona contra o novo coronavírus, no qual também ainda não há um tratamento precoce eficaz contra a doença.

O aplicativo foi lançado na semana passada pelo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, quando estava na cidade de Manaus, Amazonas, em meio à alta de casos da doença na cidade. Conforme o Ministério da Saúde, o TrateCOV sugere o diagnóstico por meio de sistema de pontos que obedece “rigorosos critérios clínicos”. O teste com o produto é feito em Manaus, onde mais de 340 profissionais de saúde foram cadastrados no sistema. O ministério afirma que deseja expandir o uso a outras cidades. As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.

Simulação no TrateCOV

Em simulação no aplicativo, O POVO preencheu os campos para saber o tratamento indicado para os sintomas apresentados. Os sintomas apresentados na simulação foram fadiga, dor de garganta e diarreia, sintomas pouco comuns em pacientes com Covid-19, sem comorbidades e saída de casa nas últimas duas semanas 2 vezes ao supermercados.

Na simulação, os sintomas do paciente começaram há 2 dias, início dia 18 de janeiro. Apesar de não apresentar sintomas específicos da Covid-19, como queda de saturação ou falta de ar, o aplicativo indica um “escore de gravidade” 9. No aplicativo, o mínimo para haver um diagnóstico de Covid-19 é 6.

Com o resultado, a página indica o “tratamento precoce” contra a doença. Em caso do profissional da saúde optar pelo o tratamento precoce nessa simulação, a opção será:

Fonte: O Povo

EM ALTA

Sair da versão mobile