Noticias
Aplicativo ajuda tutores a identificar dor em animais de estimação
Os donos de animais de estimação agora tem uma nova ferramenta para os cuidados com os pets. A Unesp concebeu um aplicativo com o objetivo de diminuir o sofrimento dos animais.
O programa está disponível de forma online e gratuita em português e funciona para animais domésticos e de criação, como bovinos, equinos, suínos, entre outros. Os animais usados para testes em laboratórios, muitas vezes negligenciados, é um dos grupos focais da pesquisa.
De acordo com a Folha de S.Paulo, o app opera apresentando uma escala de dor para a espécie selecionada, que será avaliada por meio do comportamento do animal em questão em imagens.
“Pontuamos os comportamentos em relação à ocorrência e à duração. O animal olha para a área afetada? Tem dorso arqueado? Passa maior tempo deitado? A escala é definida com base nesses comportamentos e naqueles que são habituais e o animal deixa de expressar, como parar de brincar”, explica Stelio Pacca Loureiro Luna, professor do curso de veterinária da Unesp Botucatu e coordenador dos estudos, para a Folha.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

