Noticias
Anéis de Saturno estão “encolhendo” e vão desaparecer
Há cerca de 40 anos, os astrônomos têm conhecimento de que os anéis mais internos de Saturno estão se desintegrando gradualmente na atmosfera superior do planeta. No entanto, a velocidade com que este icônico sistema de anéis está diminuindo, e consequentemente quando ele irá desaparecer, ainda é um mistério para a ciência.
Mas essa incógnita pode estar prestes a ser resolvida graças ao Telescópio Espacial James Webb (JWST), que será lançado pela NASA em outubro de 2021. O JWST é capaz de capturar imagens em comprimentos de onda infravermelhos, permitindo aos cientistas estudar a química dos anéis e da atmosfera de Saturno com muito mais detalhes do que antes.
“Ainda estamos tentando descobrir exatamente quão rápido eles estão se erodindo”, disse James O’Donoghue, cientista planetário da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), que lidera uma pesquisa para descobrir quanto tempo os anéis de Saturno vão durar.
Em um comunicado, O’Donoghue afirma que, atualmente, estudos sugerem que os anéis só farão parte de Saturno por mais algumas centenas de milhões de anos.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

