Ceará

Alunos de Cedro conquistam primeiro lugar em Feira Regional de Ciências e Cultura

Published

on

Os estudantes, Milena Dutra e Mateus Costa, da Escola Tereza Dutra, distrito de Assunção, estão credenciados para a X Feira Estadual de Ciências que acontece no próximo mês de dezembro em Fortaleza

O investimento sério da gestão municipal em educação e o incansável trabalho dos professores e alunos de Cedro geram bons frutos. Pelo terceiro ano consecutivo, o município conquista o primeiro lugar na Feira Regional de Ciências e Cultura da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 17).

A nona edição do evento aconteceu na última sexta-feira (18/11), na cidade de Icó, e premiou, na categoria Pesquisa Júnior, os estudantes Mateus Costa e Milena Dutra, da Escola Tereza Dutra, Distrito de Assunção, com o projeto “Arborização Urbana: Uma Prática em Educação Ambiental”.

Eles foram acompanhados pela coordenadora escolar Josefa Glaucia e pelo professor instrutor do projeto Isaac Moura. Com o título, a dupla cedrense está credenciada para participar da X Feira Estadual de Ciências, em Fortaleza. O evento acontece em dezembro e reunirá os projetos finalistas do Estado. Os trabalhos premiados serão credenciados para participar de eventos científicos e culturais no Brasil e no mundo.

O prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, parabenizou os estudantes e enalteceu a importância dos investimentos na educação. “São conquistas como esta que constatam os avanços promovidos na melhoria do ensino dos nossos munícipes, Cedro hoje tem reconhecimento pela competência aplicada a aprendizagem dos alunos e, este ano, o destaque é este belo projeto que trata do meio ambiente”.

Para a secretária de Educação, Esmeraldina Bezerra, o esforço contínuo na busca de novas descobertas é necessário para o aprendizado dos estudantes. “Com esforço e determinação dos alunos, professores e da gestão municipal, nossos jovens alcançam resultados positivos não apenas de proficiência de salas avaliadas, mas também de inserção dos alunos no mundo do conhecimento”.

A semente plantada na II Feira de Ciências, Artes e Cultura

Em outubro deste ano, estudantes das escolas públicas municipais de ensino participaram da II Feira de Ciências, Artes e Cultura no município de Cedro. Para a estudante, Milena Dutra, a premiação é resultado do empenho da comunidade escolar. “Estou feliz por participar e acreditar que é possível trabalhar em conjunto para cuidar do meio ambiente”. Já o estudante Mateus Costa, afirmou que a participação foi importante para que o trabalho fosse credenciado para a X Feira Estadual. “Estaremos nos dedicando para que possamos trazer mais uma conquista para o município”.

Outros projetos premiados na Feira Regional

Além de Cedro, os estudantes da escola EEF José Alves de Oliveira, de Ipaumirim, obtiveram o segundo lugar com o projeto: “Jogos Educativos: Uma ferramenta importante no ensino-aprendizagem” e os alunos da E.E.I.E.F professora Maria Anésia Ferreira Lima, de Várzea Alegre, obtiveram a terceira colocação com o projeto “Ensinando e aprendendo através de Libras”.

Trinca de Ouro

Cedro vem trilhando nos últimos anos uma história de sucesso em feiras. Este é um compromisso da Gestão Municipal com a educação Cedrense. Em 2014 a Escola Gabriel Diniz obteve o primeiro lugar na VII Feira Regional de Ciências e Cultura, com as alunas, Débora Costa e Karlla Thamyres, em 2015 o projeto “De olho nos erros ortográficos nas redes sociais”, dos alunos Samuel de Matos Brito e Wilky Souza da Escola de Ensino Fundamental Gabriel Diniz venceu, na categoria Iniciação Cientifica e, este ano, o projeto “Arborização Urbana: Uma Prática em Educação Ambiental” da Escola Tereza Dutra foi o vencedor na categoria Pesquisa Júnior.

O que é a Feira

A IX Feira Regional de Ciência e Cultura, edição 2016, foi organizada pela Célula de Desenvolvimento da Escola e Aprendizagem – CEDEA, da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 17, com as Escolas Estaduais e em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de sua abrangência. O objetivo principal da IX Feira Regional de Ciência e Cultura é a socialização das participações ativas, práticas e conceituais de estudantes sob a orientação e apoio de seus professores.

Fonte: Diário Centro Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile