Mundo
Abastecimento de água atende metade da população de Khan Yunis, na Faixa de Gaza
A Agência das Nações Unidas de Assistência para Refugiados da Palestina (UNRWA) informou que uma linha de abastecimento de água na fronteira sul da Faixa de Gaza com o Egito foi aberta por cerca de 3 horas para permitir a entrada de água potável para a população. No entanto, o abastecimento durou apenas 3 horas, beneficiando apenas metade da população de Khan Yunis, estimada em quase 100 mil pessoas.
A UNRWA destaca que a questão da água é fundamental para a sobrevivência dos palestinos, pois as pessoas começarão a morrer sem água. As preocupações com a desidratação e as doenças transmitidas pela água são elevadas, dado o colapso dos serviços de água e saneamento.
Outra preocupação das entidades de ajuda humanitária é a escassez de combustível em Gaza. São necessários 600 mil litros de combustível por dia para operar instalações de dessalinização de água salgada. Além disso, os hospitais necessitam de combustível e a previsão é que eles só durem mais 24 horas.
A ajuda humanitária da ONU está estacionada no Egito aguardando a possibilidade de entrar na Palestina. A ONU tem estoques disponíveis de alimentos, água, suprimentos médicos e combustível no Egito, na Jordânia, na Cisjordânia e em Israel. Eles podem ser despachados em poucas horas.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

