Connect with us

Brasil

Galeria: conheça os seis biomas brasileiros e saiba em que região se apresentam

Publicado

on

O Brasil tem 66% de cobertura de vegetação nativa, considerando também as áreas que já foram desmatadas e estão se regenerando. Essas vegetações são os chamados biomas brasileiros, cada qual com sua característica típica, em distintas partes do país.

Amazônia, Pantanal, Caatinga, Cerrado, Pampa e Mata Atlântica são os seis biomas brasileiros, que conhecemos desde a escola, mas que com o passar dos anos passam por devastações e são impactadas geograficamente. Conheça as peculiaridades de cada vegetação brasileira e em que região elas se encontram.

Amazônia

A Amazônia é o maior bioma do Brasil e ocupa cerca de 40% do território. Abrange os estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso e representa maior floresta tropical do mundo.

De acordo com informações do projeto MapBiomas, a flora deste bioma é constituída por cerca de 30 mil espécies das quase 100 mil existentes na América Latina. “Entre as espécies de plantas mais conhecidas, destaca-se a vitória-régia, característica dos igapós. E a flora constitui aproximadamente 2.500 espécies de árvores e 30 mil espécies de plantas”.

Os principais representantes da fauna na Amazônia são onça-pintada, boto-cor-de-rosa, arara-azul, capivara, cobras, como a cascavel e a jararaca.

“A Amazônia abriga também a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, que detém 20% da água doce do planeta”, explica a Mapbiomas.

O clima é quente e úmido, com chuvas o ano todo. “A vegetação consiste em mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó. Os solos predominantes são arenosos, cobertos por camada de húmus formada por restos de flora e de vegetação, como folhas e frutos. Menos de 15% do solo é próprio para plantações agrícolas.

Pantanal

É o bioma brasileiro conhecido por sua planície alagável e detentor do título de maior área úmida tropical do planeta, com aproximadamente 180 mil km2. Localizado no centro da América do Sul, a maior parte do bioma Pantanal está no oeste do Brasil, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de se estender ao Paraguai e a Bolívia.

O projeto Mapbiomas explica, em entrevista à CNN, que o clima do Pantanal é caracterizado por duas estações bem definidas, sendo uma chuvosa e outra seca. “A concentração das chuvas entre os meses de novembro e março, cria um pulso de inundação sazonal característico do bioma na época chuvosa e a susceptibilidade às queimadas na estação seca”, explica.

A flora e a fauna do Pantanal resultam da influência dos biomas vizinhos como a Amazônia, a Mata Atlântica e o Cerrado. “O Pantanal apresenta um mosaico de vegetações como, por exemplo, os campos limpos, campos sujos e florestas estacionais.”

Na fauna, destacam-se o tuiuiú, o cervo-do-pantanal, a arara-azul, o jacaré-do-pantanal, entre outros animais. O bioma abriga diversas etnias indígenas, comunidades Quilombolas e Ribeirinhas.

A agropecuária e a pesca estão entre as principais atividades tradicionais e econômicas desenvolvidas no Pantanal, segundo informações do Mapbiomas.

Cerrado

O cerrado é o segundo maior bioma da América Latina, conhecido como a Savana brasileira. Abrange os estados de Rondônia, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal.

Este bioma possui uma grande variedade de fauna e flora, apresentando cerca de 837 espécies de aves, 185 espécies de répteis, 194 espécies de mamíferos e 150 anfíbios.

Os principais representantes da fauna do Cerrado são: tucano, tamanduá-bandeira, lobo-guará, onça-parda, veado-campeiro, entre outros. Abriga cerca de 11.627 espécies de plantas nativas (catalogadas).

De acordo com o Mapbiomas, a fauna ainda compreende 1200 espécies de peixes, 180 tipos de répteis e 150 espécies de anfíbios. Em relação à flora, muitas espécies são usadas para fins medicinais e para alimentação. São representantes da flora do Cerrado: ipê, cagaita, angico, jatobá, pequi, barbatimão, entre outros.

O Cerrado abriga nascentes dos principais rios brasileiros, compreendendo nove das doze bacias hidrográficas existentes no Brasil. O clima predominante é o tropical sazonal, apresentando duas estações bem definidas: invernos secos e verões chuvosos.

Apresenta vegetações distribuídas em formações savânicas, florestais e formações campestres. As espécies variam entre plantas arbóreas, herbáceas, arbustivas e cipós. Além das árvores de troncos tortuosos, que podem apresentar até 20 metros, há também cactos e orquídeas no Cerrado.

Os solos do Cerrado caracterizam-se, principalmente, pela profundidade e drenagem. São bastante porosos e permeáveis, propiciando o processo de lixiviação (processo erosivo provocado a partir da lavagem da camada superficial do solo), e consistem em cores avermelhadas.

Caatinga

Localizado principalmente na região Nordeste brasileira, abrange os estados de Rondônia, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.

A Caatinga possui clima tropical semiárido, com temperaturas elevadas e chuvas escassas, as secas podem durar até nove meses. Os solos do bioma Caatinga são rasos, pedregosos e pouco permeáveis.

“A vegetação da Caatinga costuma ser bastante seca, com espinhos e poucas folhas. Nas áreas mais secas, de solo raso e pedregoso, a caatinga se reduz a arbustos, plantas tortuosas e cactáceas, como o facheiro, o mandacaru e o xique-xique”, exemplifica o Mapbiomas.

Abriga várias espécies de mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes. Os principais representantes desse bioma são jacaré-do-papo-amarelo, jiboia, ararinha-azul, cágado e soldadinho-do-araripe. Estima-se que 15% a 20% do bioma estão em estágio de alto grau de degradação, correndo o risco de desertificação, diz o Mapbiomas.

Mata Atlântica

Localizado principalmente na faixa litorânea brasileira de Norte a Sul, o bioma Mata Atlântica abrange parte de 16 estados brasileiros: Rondônia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás.

O clima é caracterizado como tropical úmido, apresentando temperaturas mais frias no Sul do bioma e mais quentes ao Norte.

Tem florestas densas e fechadas com árvores de médio e grande porte, cujas copas tocam-se, caracterizando uma formação contínua de florestas que podem alcançar até 60 metros de altura, com presença de folhas largas e perenes, aponta estudo do Mapbiomas.

“Possui como particularidades as praias e manguezais, de grande importância para a biodiversidade e lar de espécies de animais endêmicas. Os principais representantes da fauna são micos, tamanduás, tucanos, jaguatiricas, rãs, onças-pintadas e bichos-preguiça”

Segundo informações da Mapbiomas à CNN, este bioma é o mais devastado do Brasil, o qual deu-se início logo a partir do descobrimento do país em 1500. É intitulada reserva da biosfera pela UNESCO e patrimônio nacional na Constituição Federal de 1988.

Pampa

O Pampa ocupa cerca de 2% do território brasileiro, engloba a região Sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul. A vegetação é composta por plantas herbáceas, arbustos e árvores de pequeno porte.

O clima no Pampa é subtropical úmido, com temperaturas médias em 18 °C. As estações do ano são muito bem definidas e as chuvas bem distribuídas ao longo dos meses. O solo, em geral, é de baixa fertilidade natural e bastante suscetível à erosão.

“Apesar da baixa fertilidade, a principal atividade econômica da região é a pecuária, facilitada pelo relevo plano levemente ondulado. Levando-se em conta o número de plantas encontradas por metro quadrado, o Pampa é o bioma que apresenta a maior diversidade. A flora conta com, aproximadamente, três mil espécies vegetais”, aponta o Mapbiomas.

Na flora, destaca-se o capim-forquilha, a grama-tapete, o trevo-nativo e o amendoim-nativo, entre outros. Os principais representantes da fauna são ema, perdiz, pica-pau, joão-de-barro, veado-campeiro e preá.

“Embora possua grande biodiversidade, tem sido bastante afetado pela ação humana, principalmente para a utilização das terras para a agricultura e pecuária. Estima-se que restam cerca de 30% da vegetação original, podendo gerar profundos impactos, como o risco de extinção de algumas espécies, o aumento da erosão e a intensificação do processo de arenização dos solos”, alerta o projeto Mapbiomas.

Fonte: CNN Brasil

Continue lendo

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Ceará6 horas atrás

Expocrato 2024 inicia montagem de megaestrutura

Noticias12 horas atrás

Portugal reconhece, pela primeira vez, a responsabilidade do país pela escravidão no Brasil

Noticias12 horas atrás

Mulher é arrastada por correnteza do Rio Jaguaribe, ao tentar atravessar passagem molhada

Ceará12 horas atrás

Aproximadamente um em cada três domicílios cearenses enfrentam algum grau de insegurança alimentar

Videos14 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 25/04/2024

Iguatu1 dia atrás

Processo de Degradação Ambiental Ameaça a Lagoa da Bastiana em Iguatu

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2024

Noticias4 dias atrás

Apenas 22% do público-alvo está vacinado contra a gripe

Videos4 dias atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/04/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 19/04/2024

Noticias6 dias atrás

Aposta feita na cidade de Jucás, no Ceará, acertou cinco dezenas e levou o prêmio de R$ 49.552,51

Noticias6 dias atrás

Ceará é o décimo estado brasileiro com a maior proporção de cidadãos sem renda

Iguatu6 dias atrás

Terminal Intermodal e Porto Seco: Iguatu Mantém Esperanças e Corre Contra o Tempo

Brasil7 dias atrás

Dia dos Povos Indígenas, entenda a mudança do nome e história da data

Mundo7 dias atrás

Risco de uma nova guerra mundial existe, caso o conflito entre Israel e Irã se consolide

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 19/04/2024

Noticias7 dias atrás

Ministros do STF estão analisando decisão judicial sobre bloqueio nacional do WhatsApp

Ceará7 dias atrás

Quase 50 mil casos a mais da ‘virose da mosca’, foram registrados no Ceará este ano

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 19/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 18/04/2024

Ceará1 semana atrás

Ambulância atola em estrada de terra a caminho da casa de paciente em Acopiara

Ceará1 semana atrás

Enfermeira teria matado amante após engravidar e não querer que ele assumisse a criança no CE

Ceará1 semana atrás

Governador do Ceará se reúne com ministro de Minas e Energia sobre reclamações contra a Enel

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 18/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/04/2024

Colunas1 semana atrás

DIREITO E CIDADANIA: A CACHORADA E A SAÚDE PÚBLICA

Noticias1 semana atrás

Mulher foi conduzida à delegacia após levar um idoso morto em uma cadeira de rodas para tentar obter um empréstimo de R$ 17 mil

Ceará6 horas atrás

Expocrato 2024 inicia montagem de megaestrutura

Noticias12 horas atrás

Portugal reconhece, pela primeira vez, a responsabilidade do país pela escravidão no Brasil

Noticias12 horas atrás

Mulher é arrastada por correnteza do Rio Jaguaribe, ao tentar atravessar passagem molhada

Ceará12 horas atrás

Aproximadamente um em cada três domicílios cearenses enfrentam algum grau de insegurança alimentar

Videos14 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 25/04/2024

Iguatu1 dia atrás

Processo de Degradação Ambiental Ameaça a Lagoa da Bastiana em Iguatu

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2024

Noticias4 dias atrás

Apenas 22% do público-alvo está vacinado contra a gripe

Videos4 dias atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/04/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 19/04/2024

Noticias6 dias atrás

Aposta feita na cidade de Jucás, no Ceará, acertou cinco dezenas e levou o prêmio de R$ 49.552,51

Noticias6 dias atrás

Ceará é o décimo estado brasileiro com a maior proporção de cidadãos sem renda

Iguatu6 dias atrás

Terminal Intermodal e Porto Seco: Iguatu Mantém Esperanças e Corre Contra o Tempo

Brasil7 dias atrás

Dia dos Povos Indígenas, entenda a mudança do nome e história da data

Mundo7 dias atrás

Risco de uma nova guerra mundial existe, caso o conflito entre Israel e Irã se consolide

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 19/04/2024

Noticias7 dias atrás

Ministros do STF estão analisando decisão judicial sobre bloqueio nacional do WhatsApp

Ceará7 dias atrás

Quase 50 mil casos a mais da ‘virose da mosca’, foram registrados no Ceará este ano

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 19/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 18/04/2024

Ceará1 semana atrás

Ambulância atola em estrada de terra a caminho da casa de paciente em Acopiara

Ceará1 semana atrás

Enfermeira teria matado amante após engravidar e não querer que ele assumisse a criança no CE

Ceará1 semana atrás

Governador do Ceará se reúne com ministro de Minas e Energia sobre reclamações contra a Enel

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 18/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/04/2024

Colunas1 semana atrás

DIREITO E CIDADANIA: A CACHORADA E A SAÚDE PÚBLICA

Noticias1 semana atrás

Mulher foi conduzida à delegacia após levar um idoso morto em uma cadeira de rodas para tentar obter um empréstimo de R$ 17 mil

Videos14 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 25/04/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/04/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 19/04/2024

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 19/04/2024

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 19/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 18/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 18/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 17/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 16/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 16/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 15/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 15/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 12/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 12/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 11/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 11/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 08/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 05/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 04/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 03/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 03/04/2024

EM ALTA